Qual é a diferença entre bebidas destiladas e fermentadas?

Perguntado por: lsantos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, toda bebida destilada também passa pelo processo de fermentação previamente a destilação. A principal diferença entre as bebidas destiladas e as fermentadas, é que as destiladas apresentam um teor alcoólico mais elevado, devido a destilação.

Destilação: processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento; Fermentação: processo capaz de transformar uma substância em outra a partir de micro-organismos tais como fungos e bactérias.

Entenda o que é bebida destilada
As bebidas destiladas são aquelas que passam pelo processo de fermentação e, em seguida, por destilação e condensação, responsáveis por aumentar as moléculas de álcool.

Fermentadas – obtidas por fermentação. Ex: cerveja, sidra, hidromel, fermentado de frutas (vinho) e outros fermentados (saquê, gengibirra, torani, Kenji, pulque, mescal, etc).

É um processo de separação de uma mistura utilizando o aquecimento. Essa mistura pode ser de dois líquidos ou de sólidos dissolvidos em um líquido.

A resposta é simples: não! Misturar destilados e fermentados ou diferentes marcas de bebida não vai te deixar bêbado mais rápido ou fazer com que sua ressaca piore. Na realidade, para o seu organismo tudo é álcool, independente da forma como foi produzido, da marca, da origem etc.

O gin é feito primariamente de zimbro. Esse condimento, quando combinado ao álcool e outras sementes cuja seleção depende das preferências da destilaria, podem transformar completamente o sabor e o aroma dessa bebida. No entanto, o gin considerado mais neutro em sabor atualmente é o London Dry Gin.

Apresentamos, a seguir, os principais destilados favoritos no país.

  1. Cachaça. A cachaça é a queridinha do público brasileiro. ...
  2. Vodca. A vodca representa o segmento que mais tem movimentado o mercado de destilados dos últimos anos. ...
  3. Conhaque. ...
  4. Whisky. ...
  5. Rum. ...
  6. Gin. ...
  7. Tequila.

Destilados: opções mais amigáveis ao corpo
Desde o gin até a vodka, destilados de qualidade, puros e bem produzidos, têm menor quantidade de impurezas e, consequentemente, causam menores impactos na saúde quando consumidos com moderação.

Vodka

# 1 – Vodka Spirytus Stawski – 96%
Trata-se de uma bebida destilada originária da Polônia, conhecida por seu teor alcoólico extremamente alto de 96%. Essa vodka é produzida pela destilaria polonesa Polmos Lublin, utilizando métodos tradicionais de produção.

Os fermentados possuem probióticos capazes de restaurar a flora intestinal, trazendo benefícios para a imunidade, digestão, liberação de hormônios e até para o funcionamento do cérebro. Kefir, kombucha e outros alimentos fermentados parecem ser a bola da vez, quando se fala de saúde e dieta.

De forma simples, pode-se definir vinho como uma bebida alcoólica elaborada a partir da fermentação do sumo, ou mosto, da uva. Dependendo do país, ou da região, existem legislações específicas que versam sobre esse assunto.

NÃO-FERMENTADA
Aqui estão os sucos, polpas, xaropes e outras bebidas, e também as carbonatadas artificialmente, como os refrigerantes ou sodas que não passam por nenhum tipo de transformação química de fermentação causada por leveduras ou bactérias.

COMO É FEITA? Tecnicamente, a vodka pode ser feita a partir de qualquer ingrediente que contenha açúcar ou amido, mas a maioria é produzida utilizando cereais, batata, ou, como no caso da Cîroc, uvas.

O gin é um destilado parecido com o uísque, mas com uma fruta chamada zimbro. Mas o sabor, o aroma, a textura e a cor aparece só depois da destilação! Quando o gin sai do alambique, ainda tá com teor alcoólico alto demais. Por isso, quem produz a bebida põe água destilada antes de engarrafar.

A bebida destilada é uma bebida alcoólica purificada pela destilação, processo físico de separação de misturas. Ele baseia-se na diferença de temperatura de ebulição entre as substâncias da mistura, após a fermentação.