Porque destilar?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4 / 5 18 votos

A finalidade da destilação é a separação de líquidos no processo de fabricação do álcool, com a finalidade de se buscar um produto dentro dos padrões de qualidade estabelecidos. A finalidade da destilação é a separação de líquidos que apresentam temperaturas de ebulição diferentes.

Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.

A destilação é um método de separação de misturas homogêneas, ou seja, quando os componentes estão em uma única fase. Existem dois tipos de destilação. A destilação simples é utilizada na separação sólido-líquido e a destilação fracionada em uma mistura de líquidos miscíveis entre si.

A destilação fracionada é usada em processos industriais importantes, como na produção de bebidas alcoólicas destiladas, no refino do petróleo para a obtenção de seus derivados, na obtenção da cafeína e na obtenção dos principais componentes do ar.

Destilação Simples é um processo que permite a separação de um líquido de uma substância não volátil (tal como um sólido, p. ex.), ou de outro(s) líquido(s) que possue(m) uma diferença no ponto de ebulição maior do que cerca de 80o C.

Uma destilação simples envolve evaporação, resfriamento, condensação e coleta do condensado em outro recipiente. A destilação simples é muito útil para separar líquidos com cerca de 100ºC de diferença entre seus pontos de ebulição, ou separar líquidos de compostos que não destilam.

É um método de separação utilizado para separar um líquido que está dissolvido em outro (mistura homogênea formada por líquidos miscíveis). A separação é possível porque os líquidos apresentam pontos de ebulição diferentes.

A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura.

Exemplos de destilação simples
Um exemplo, é a dessalinização da água do mar. Por meio desse processo, é possível separar a água dos sais presentes no mar e, obter água potável. A separação de cloreto de sódio e água também é realizada por meio da destilação simples, uma vez que a água é mais volátil que o sal.

Quais são os tipos de destilação?

  • Destilação simples.
  • Destilação fracionada.
  • Destilação por arraste de vapor.
  • Destilação a Vácuo (pressão reduzida)

Em um destilador de água tipo Pilsen, a água é levada a uma caldeira responsável por aquecer o líquido até a ebulição. Em seguida, o vapor decorrente deste processo é condensado e convertido em líquido totalmente purificado, sem a presença de microrganismos e com alto grau de pureza.

As destiladas são bebidas purificadas através de um processo chamado de destilação a partir de substâncias fermentadas, tais como: frutas, grãos e outras partes vegetais. Bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. São elas: cachaça, rum, tequila, vodka e uísque.

Com efeito, a destilação é um processo antigo, remontando ao ano 2000 a.C. Considera-se que as primeiras destilações se fizeram na China, Egipto e na Mesopotâmia e tinham, sobretudo, propósitos medicinais, mas também visavam a criação de bálsamos, essências e perfumes.

Destilação: Estando o etanol misturado ao vinho fermentado, o próximo passo é separá-lo da mistura. Nesse processo, o líquido é colocado em colunas de destilação, nas quais ele é aquecido até se evaporar. Na evaporação, seguida da condensação (transformação em líquido), é separado o vinho do etanol.

A destilação simples é aplicada na separação de um sólido dissolvido em um líquido, como água com cloreto de sódio, por exemplo. Já a destilação fracionada é empregada para a separação de um líquido dissolvido em outro líquido, como água com acetona.