Qual a diferença entre fermentação e destilação?

Perguntado por: udias . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Destilação: processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento; Fermentação: processo capaz de transformar uma substância em outra a partir de micro-organismos tais como fungos e bactérias.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, toda bebida destilada também passa pelo processo de fermentação previamente a destilação. A principal diferença entre as bebidas destiladas e as fermentadas, é que as destiladas apresentam um teor alcoólico mais elevado, devido a destilação.

Fermentadas – obtidas por fermentação. Ex: cerveja, sidra, hidromel, fermentado de frutas (vinho) e outros fermentados (saquê, gengibirra, torani, Kenji, pulque, mescal, etc).

É um processo de separação de uma mistura utilizando o aquecimento. Essa mistura pode ser de dois líquidos ou de sólidos dissolvidos em um líquido.

Bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. São elas: cachaça, rum, tequila, vodka e uísque. Já as bebidas fermentadas, surgem através de um processo de transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico, entre outros produtos. São bebidas fermentadas: cerveja, saquê, vinho e sidra.

O processo de destilação consiste em fornecer calor a uma mistura até que o ponto de ebulição do componente de interesse seja atingido e ele passe para o estado gasoso, separando-se dos demais.

O gin é feito primariamente de zimbro. Esse condimento, quando combinado ao álcool e outras sementes cuja seleção depende das preferências da destilaria, podem transformar completamente o sabor e o aroma dessa bebida. No entanto, o gin considerado mais neutro em sabor atualmente é o London Dry Gin.

Esse processo chama-se fermentação. Ninguém sabe exatamente quando o homem começou a criar bebidas fermentadas. A evidência mais antiga conhecida é de 7 mil a.C., na China, onde resíduos em vasos de barro revelaram que o povo fazia uma bebida alcoólica a partir de arroz fermentado, milho, uvas e mel.

A resposta é simples: não! Misturar destilados e fermentados ou diferentes marcas de bebida não vai te deixar bêbado mais rápido ou fazer com que sua ressaca piore. Na realidade, para o seu organismo tudo é álcool, independente da forma como foi produzido, da marca, da origem etc.

A fermentação é um processo pelo qual a matéria orgânica é parcialmente degradada e a energia química nela armazenada é liberada e utilizada na produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato), em que ficará armazenada para ser utilizada posteriormente em diversas reações do organismo.

NÃO-FERMENTADA
Aqui estão os sucos, polpas, xaropes e outras bebidas, e também as carbonatadas artificialmente, como os refrigerantes ou sodas que não passam por nenhum tipo de transformação química de fermentação causada por leveduras ou bactérias.

Apresentamos, a seguir, os principais destilados favoritos no país.

  1. Cachaça. A cachaça é a queridinha do público brasileiro. ...
  2. Vodca. A vodca representa o segmento que mais tem movimentado o mercado de destilados dos últimos anos. ...
  3. Conhaque. ...
  4. Whisky. ...
  5. Rum. ...
  6. Gin. ...
  7. Tequila.

Destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido ou para separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.