Qual é a deficiência mais comum entre os brasileiros?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

A deficiência visual apresentou a maior ocorrência, afetando 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora, ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental ou intelectual, em 1,40%.

No ranking das deficiências, a visual apresentou a maior incidência, afetando 18,6% da população, em seguida, temos a deficiência motora, com 7%, seguindo-se da deficiência auditiva, 5,10%, e, por último, a deficiência mental ou intelectual, em 1,40%, segundo dados contidos na Cartilha do Censo 2010 Pessoas com ...

Surdez Sensorioneural
Este tipo é o mais comum no mundo todo e, geralmente, resulta em uma perda de audição lenta e gradual. Geralmente, estas deficiências são irreversíveis.

A maior proporção delas vive no Nordeste (9,9%) e a menor no Centro-Oeste (7,1%). O trabalho do IBGE revela que as deficiências se concentram entre pessoas mais idosas. Entre aquelas com 60 anos ou mais, 24,8% apresentavam alguma deficiência, enquanto na faixa de 2 a 59 anos o porcentual corresponde a 5,1%.

As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

As deficiências físicas mais comuns são:
– Monoplegia: perda parcial das funções motoras de um só membro (podendo ser superior ou inferior); – Tetraplegia: perda total das funções motoras dos membros superiores e inferiores; – Hemiplegia: perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo (direito ou esquerdo);

A OMS estima que cerca de 10% da população de qualquer país em tempo de paz possui algum tipo de deficiência, das quais: 5% é pessoa com deficiência mental; 2% com deficiência física; 1,5% com deficiência auditiva; 0,5% com deficiência visual; e 1% com deficiência múltipla.

Deficiência moral aguda e auto-destrutiva de caráter é a pior deficiência que existe. Muitas vezes o paciente não sabe que tem.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

As deficiências são divididas em deficiência física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial e a deficiência múltipla, conceituada como a associação de duas ou mais deficiências.