Como intervir o capacitismo?

Perguntado por: epaz9 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Logo, para intervir no capacitismo no Brasil, cabe ao Governo Federal -Orgão responsável por promover o bem-estar social-, por meio do Ministério da Cidadania, criar programas sociais em todo o território brasileiro, com a ação de incluir os deficientes no meio social, assim como ao emprego e a diversão, além do mais, ...

Como aplicar o combate ao capacitismo nas empresas?

  1. 1- Estimule o diálogo na empresa. ...
  2. 2- Treine a liderança da empresa. ...
  3. 3- Incentive o trabalho em equipe. ...
  4. 4- Use os canais da empresa. ...
  5. 5- Acessibilidade na empresa. ...
  6. 6- Ter uma escuta ativa. ...
  7. 7- Não subestimar a pessoa com deficiência. ...
  8. Combate ao capacitismo com a iigual.

Capacitismo é o preconceito, opressão ou abuso direcionado aos indivídues com algum tipo de deficiência. Ele pode ser manifestado de forma bem explícita e também discreta, sendo pouco percebido. Das duas maneiras, ele precisa acabar.

Portanto, para erradicar o capacitismo, é preciso que o Ministério das Cidades, fiscalize e viabilize a construção, a restauração e a reparação do mobiliário urbano, a fim de que sejam eliminadas barreiras arquitetônicas em desfavor das pessoas com deficiência.

Como evitar o capacitismo no ambiente de trabalho

  1. 1- Treinamento de soft skills. Uma forma de promover o combate ao capacitismo no ambiente de trabalho é por meio do treinamento de soft skills para todos os colaboradores e lideranças. ...
  2. 2- Cultura de metas. ...
  3. 3- Acessibilidade física e digital. ...
  4. 4- Liderança inclusiva.

Apoiar grupos e projetos sociais é uma forma de contribuir para diminuir o preconceito com deficientes. Esses projetos e movimentos buscam a inclusão dessas pessoas na sociedade e no mercado de trabalho, além de lutar pelos seus direitos.

Reduza o capacitismo contra pessoas com deficiência
Uma das melhores formas de combater tanto os estereótipos quanto a discriminação é evitar o capacitismo. O termo tem relação com as atitudes que discriminam ou mostram preconceito, de acordo com termos pejorativos.

Logo, para intervir no capacitismo no Brasil, cabe ao Governo Federal -Orgão responsável por promover o bem-estar social-, por meio do Ministério da Cidadania, criar programas sociais em todo o território brasileiro, com a ação de incluir os deficientes no meio social, assim como ao emprego e a diversão, além do mais, ...

Você sabe o que é capacitismo? Capacitismo é qualquer tipo de atitude que discrimina ou denota preconceito social contra pessoas com deficiência (PCDs), através de termos e expressões pejorativas que as classifiquem como inferiores a outras pessoas.

O capacitismo tem consequências significativas para as pessoas com deficiência, afetando tanto sua qualidade de vida quanto sua autoestima. A exclusão social e a falta de oportunidades podem levar ao isolamento e à marginalização, resultando em menor participação na sociedade.

Por que combater o capacitismo nas empresas é importante? Combater o capacitismo dentro das empresas é fundamental para manutenção de um bom clima organizacional. Qualquer forma de exclusão ou preconceito cria um ambiente de rejeição e separação que torna a rotina pesada e sem integração entre os funcionários.

Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão que prejudique, impeça ou anule direitos e liberdades fundamentais da pessoa com deficiência.

Atitudes capacitistas
O capacitismo pode ser manifestado de diversas formas, seja por meio de palavras, expressões, "brincadeiras" ou ações. Alguns termos são, inclusive, bastante utilizados no cotidiano da maioria das pessoas, que, por falta de conhecimento, podem nem imaginar que se tratam de termos preconceituosos.

Tratar uma pessoa deficiente de forma infantilizada, incapaz de compreender o mundo, um problema em um serviço público por exigir acessibilidade, assexualizada, inferior ou que deva ser medicada e afastada do convívio comum dos demais cidadãos são exemplos de Capacitismo.

Como estabelecer políticas de inclusão?

  1. Ter a inclusão no trabalho como um valor da empresa.
  2. Processos de seleção mais inclusivos.
  3. Treinar as lideranças para serem mais inclusivas.
  4. Promover a acessibilidade.