O que é ser uma pessoa sovina?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 20 votos

substantivo masculino e feminino Avarento; pessoa que prefere guardar dinheiro; quem não gosta de gastar. adjetivo Pão-duro; que tem um apego excessivo pelo dinheiro.

Mesquinhez, sovinice. Condição de pessoa que guarda dinheiro, com apego exagerado aos bens, só quer acumular mais, todavia é incapaz de gastar, de desfazer-se de algo seu. Tem medo de perder o que possui e não consegue compartilhar algo que lhe pertença, mesmo diante de extrema necessidade sua ou de outrem.

sovina | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Avarento: 2 ridículo. 3 mesquinho, pão-duro, treteiro, velhaco, zaino.

Avarento significa mesquinho, miserável, sovina, que não é generoso, que não faz caridade. É aquele que é sordidamente apegado ao dinheiro.

Dicas de Como Lidar Com um Avarento

  1. 1 – Identifique o Que Motiva o Comportamento Avarento. ...
  2. 2 – Converse Sobre o Assunto. ...
  3. 3 – Mostre Que é Possível Ter uma Relação de Equilíbrio Com o Dinheiro. ...
  4. 4 – Inspire Através do Exemplo. ...
  5. 5 – Incentive-o a Cuidar de Si.

Pessoa com muito dinheiro: 1 abastado, abonado, abundante, apatacado, capitalista, casacudo, endinheirado, facultoso, lordaço, milionário, opulento, ourudo, patacudo, pecunioso.

Mão de Vaca é uma expressão popular usada para designar um indivíduo que não gosta de gastar dinheiro, que é mesquinho, pão duro, sovina. O "mão de vaca" é aquele que se priva de tudo para poder economizar seu dinheiro. O "mão de vaca" não gosta de partilhar os gastos e espera sempre que o outro pague a conta.

Significado de Mesquinha
adjetivo Muito agarrado ao dinheiro ou apegado a bens materiais; sovina. Que não gosta de partilhar, de dividir; sovina.

Incomodar, molestar. Etimologia (origem da palavra sovinar).

A avareza está ligada à dificuldade e ao medo de perder algo que se possui, como bens materiais ou recursos. Assim, o avarento é aquele que está sempre prevendo perdas, evitando a todo custo usar ou dar coisas por temer a falta.