O que pode causar insegurança?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.2 / 5 3 votos

O que está por trás da insegurança pode ser um medo, por exemplo medo de ser rejeitado, medo de que as coisas não deem certo, medo de ficar só, medo de ficar pobre, de ficar desempregado. Muitas vezes aparece o medo de não saber reagir caso outra pessoa seja agressiva.

A insegurança é um estado emocional desencadeado por pensamentos e sentimentos negativos, normalmente ligados à inferioridade e ao medo. Quem tem insegurança emocional não se sente digno de receber o amor e a atenção do outro, portanto, se coloca para baixo a todo instante.

5 tipos de insegurança que prejudicam seu desempenho no trabalho

  • O medo de perder nos leva a seguir maus conselhos. ...
  • O medo da escassez leva a péssimos negócios. ...
  • O medo de parecer mediano o torna mediano. ...
  • O medo de admitir a derrota nos leva a persistir nos erros. ...
  • O medo da rejeição impede o progresso.

Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

É o medo frequente de ser substituído, de não ser bom o suficiente e a ideia de que o parceiro vai embora se encontrar alguém melhor. Assim, pessoas inseguras no relacionamento são mais propensas a sentir ciúmes, brigar por coisas bobas, precisar de reafirmações a todo momento e ser controladoras.

No texto, Freud diz que, por certas razões, alguns indivíduos têm problemas em usufruir da satisfação de um desejo. Conseguir alcançá-lo traz angústia porque a sua realização vai contra crenças primordiais, entre elas, a de que não merece ser feliz.

As doenças emocionais, também chamadas de psicossomáticas, são sintomas físicos causados por algum nível de sofrimento emocional, isto é, quando uma emoção ou sentimento tem a capacidade de gerar ou agravar uma doença ou sintoma no corpo.

Como lidar com a insegurança?

  1. Pratique o autoconhecimento. Sabe aquele provérbio que diz que devemos conhecer nossos inimigos para derrotá-los? ...
  2. Identifique suas inseguranças. ...
  3. Seja gentil consigo. ...
  4. Preste atenção na sua linguagem. ...
  5. Busque exemplos em quem você admira. ...
  6. Dê um passo de cada vez. ...
  7. Escute-se mais. ...
  8. Adquira competências.

Falta de segurança: 1 inseguridade, periculosidade, perigo, risco.

Demonstre apoio e carinho, mas seja firme quando preciso. Falar sobre baixa autoestima com alguém que possui baixa autoestima tende a ser complicado, por isso, muitos amigos e familiares evitam essa conversa. Em vez disso, demonstram seu amor e carinho para que a pessoa não se sinta sozinha ou desvalorizada.

Insegurança é um sentimento, mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo, ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de incapacidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego.

Para 62% das mulheres, pontos em locais pouco movimentados também geram medo e insegurança. Para esse grupo de mulheres, 39% têm receio de sofrerem assalto ou furto, e 29% citam importunação sexual como maior risco.

Conheça as 5 fobias mais comuns entre a população

  • Acrofobia. O medo de altura atinge de 2% a 5% da população mundial. ...
  • Aerofobia. Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. ...
  • Claustrofobia. ...
  • Entomofobia. ...
  • Glossofobia.

Deuteronômio 31:6
Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará (Dt 31:6).

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.