Como estudar a si mesmo?

Perguntado por: epires . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quer ampliar sua percepção sobre si mesmo?

  1. Mergulhe em uma jornada de autoinvestigação.
  2. Crie um espaço de observação e percepção sobre si mesmo(a)
  3. Elabore atividades e testes sequenciais de autoconhecimento.
  4. Organize como quiser sua própria imersão.
  5. Descubra sua marca no mundo e no que você faz!

8 dicas para se conhecer melhor

  1. Identifique suas emoções. ...
  2. Comece a observar e refletir sobre você ...
  3. Faça um diário de emoções. ...
  4. Se questione antes de agir. ...
  5. Peça feedback para as pessoas. ...
  6. Não julgue a si mesmo. ...
  7. Procure ajuda.

Conhecer a si mesmo é fundamental e isso significa estar consciente de quem somos na essência. Entretanto, o processo de autoconhecimento não acontece da noite para o dia, pois requer tempo de reflexão. Os benefícios para quem conhece a própria personalidade refletem de forma significativa em diversas áreas da vida.

Por mais que pareça simples, conhecer a si mesmo leva tempo e requer técnicas específicas, como auto-observação, reflexão e treino de habilidades. Contudo, não basta manter essas descobertas apenas no nível da teoria — é necessário relacionar os três aspectos do autoconhecimento: pensamento, expressão e implementação.

Alexandre, o Grande, disse: “Conhecer a si mesmo é a coisa mais difícil, porque põe em jogo a nossa racionalidade, mas também os nossos medos e nossas paixões. Se alguém souber a profundidade em si mesmo vai entender os outros e o mundo ao seu redor”. O autoconhecimento e inteligência interpessoal.

Experimente coisas novas
Procure ter novas experiências e observe como se sente. Neste momento de distanciamento social, experimente diferentes formas de se organizar para estudar; fazer uma comida que você nunca fez; ampliar o tempo e a forma como lida com um hobby; ou aprender algo diferente.

Quem sou eu: descubra 5 estratégias para se conhecer melhor

  1. Conheça suas emoções. Todas as suas emoções dizem algo a respeito de você. ...
  2. Peça ajuda quando achar necessário. ...
  3. Questione-se. ...
  4. Não julgue a si mesmo ou aos outros.

Em estudos neuropsicológicos, as funções executivas do cérebro têm sido demonstradas como sendo muito diferentes da inteligência geral e memória. Tudo isso implica em tomar decisões, e isso, conforme vimos, cansa.

Isso pode variar de raiva, tristeza, nervosismo e até felicidade. Pessoas que não têm consciência de como suas emoções podem ser aproveitadas e manuseadas, perdem influência sobre os outros e geralmente são vistas “como fracas”. Controlar as reações emocionais é tão importante quanto qualquer habilidade de comunicação.

O autoconhecimento é a consciência que cada pessoa tem de si diante das experiências e situações que a vida apresenta. Suas qualidades, virtudes, medos, limitações, talentos, defeitos, crenças e convicções são traços importantes que, quando entendidos, farão de você uma pessoa com autoconhecimento elevado.