O que significa pobre ou fobia?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Aporofobia é um termo criado pela escritora e filósofa espanhola Adela Cortina para designar a aversão aos pobres e suas implicações na democracia.

A prática de manter os pobres longe dos olhos tem larga tradição no país e o ódio em relação aos despossuídos agora tem nome — aporofobia. O termo criado pela filósofa espanhola Adela Cortina traduz uma patologia social que se manifesta na aversão a alguém que é percebido como diferente.

Aporofobia: a aversão ao pobre, um desafio para a democracia.

Na justificativa do projeto, o parlamentar apresenta dados que mostram que o preconceito contra a condição de pobreza, também conhecido como aporofobia, vem aumentando na proporção em que o empobrecimento cresce, e não há como combater tais atitudes por não haver embasamento no Código Penal Brasileiro.

Adela Cortina: O termo “aporofobia” vem de duas palavras gregas: “áporos”, o pobre, o desamparado, e “fobéo”, que significa temer, odiar, rejeitar. Da mesma forma que “xenofobia” significa “aversão ao estrangeiro”, aporofobia é a aversão ao pobre pelo fato de ser pobre.

Aporofobia é um termo que tem aparecido cada vez mais no debate público, impactando, inclusive, a legislação. E sim, estudante: também já foi explorado no vestibular. Mas você sabe o que ele significa e como afeta a sociedade? A palavra aporofobia significa aversão, medo, desprezo ou rejeição aos pobres.

A crematofobia é uma das mais intrigantes fobias existentes. Para boa parte das pessoas, é difícil acreditar que a aversão ao dinheiro é um problema real. Ainda assim, ela existe.

1 miserável, indigente, carente, necessitado, desprovido, desabastecido, falto, privado, despossuído, desvalido.

1 A palavra "pobre" veio do latim pauper, proveniente de pau-= "pequeno" e pário = "dou à luz". Originalmente referia-se a terrenos agrícolas ou gado que não produziam o desejado.

A palavra aporofobia significa aversão, medo, desprezo ou rejeição aos pobres. De origem grega, é um neologismo e deriva da junção das palavras á-poros (pobres) e fobos (medo) – é a mesma lógica de outros preconceitos, como homofobia ou islamofobia.

O documento da OMS relaciona como ferramentas para combater esse tipo de preconceito a legislação, as atividades educativas e uma maior convivência entre pessoas de diversas gerações. A discriminação tem vários nomes: etarismo, idadismo e ageísmo são alguns deles.

Como a psicoterapia pode ajudar a lidar com preconceitos? Há duas formas muito interessantes e importantes que podem ser destacadas: A psicoterapia para aquele que direciona o preconceito e busca trabalhar isso, e a psicoterapia para as pessoas que são vítimas do preconceito.

substantivo masculino Indivíduo que tem aversão aos estrangeiros ou a tudo que é estrangeiro (não nacional): o xenofóbico se elegeu com um discurso racista e preconceituoso. adjetivo Que demonstra aversão ao que é estrangeiro: costume xenofóbico.

'Xeno' vem do grego e quer dizer 'estrangeiro'; 'fobo' também vem do grego e quer dizer 'aversão', 'horror'. As duas formas estão corretas, segundo o professor Pasquale.

7 sinônimos de xenofobia para 1 sentido da palavra xenofobia: Aversão ao que é estrangeiro: 1 xenofobismo, nativismo, nacionalismo, patriotismo, chauvinismo, jingoísmo, bairrismo.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.