Qual a diferença entre doença mental e deficiência intelectual?

Perguntado por: uleiria . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Em resumo, a principal diferença entre deficiência mental e doença mental é que, na deficiência mental, há uma limitação no desenvolvimento das funções necessárias para compreender e interagia com o meio, enquanto na doença mental, essas funções existem, mas ficam comprometidas pelos fenômenos psíquicos aumentados ou ...

"Doença não é deficiência, assim como deficiência não é doença, mas algumas deficiências são causadas por doenças, assim como poderiam ser causadas por acidentes de qualquer tipo, violência urbana, maus-tratos em casa, tiros e explosões em tempos de guerra, etc.

Tipos de deficiência intelectual

  • Síndrome do X frágil. A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Síndrome do álcool fetal. ...
  • Causas ambientais e outras.

Na deficiência intelectual a pessoa apresenta um atraso no seu desenvolvimento, dificuldades para aprender e realizar tarefas do dia a dia e interagir com o meio em que vive. Ou seja, existe um comprometimento cognitivo, que acontece antes dos 18 anos, e que prejudica suas habilidades adaptativas.

Enquanto a doença tem causa definida, a síndrome revela uma condição quase sempre sem causas diagnosticadas. Transtorno é um estado alterado da saúde e nem sempre está ligado a alguma doença. Na maioria dos casos, está associado à saúde mental, já que a maior incidência de casos envolve a área do cérebro.

Entre os transtornos mentais, estão a depressão, o transtorno afetivo bipolar, a esquizofrenia e outras psicoses, demência, deficiência intelectual e transtornos de desenvolvimento, incluindo o autismo.

As várias deficiências podem agrupar-se em quatro conjuntos distintos, sendo eles:

  • Deficiência visual.
  • Deficiência motora.
  • Deficiência mental.
  • Deficiência auditiva.
  • Paralisia cerebral.

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

CID F79 é o código para Retardo mental não especificado, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

Como é feito o diagnóstico de deficiência intelectual
O diagnóstico é feito por uma avaliação neurológica, além de relato da escola e avaliação com psicoterapeutas para melhor quantificação do grau de inteligência (através de escalas específicas).

Estudos mostram que pessoas com deficiência intelectual tendem a ter cérebros menores do que pessoas sem deficiência. Esse tamanho reduzido pode afetar a maneira como as áreas do cérebro se conectam entre si, o que pode ter implicações na memória, na percepção e em outras funções cognitivas.