Qual é a cor do símbolo da biossegurança?

Perguntado por: ivasques5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 8 votos

Nível de Biossegurança Grande Escala (NBGE 1): etiqueta retangular, com fundo na cor branca e letras de cor preta.

O símbolo da biossegurança, que na realidade é o símbolo do risco biológico, foi desenvolvido pelo engenheiro Charles Baldwin, da Dow Chemical,em 1966,a pedido do Center for Disease Control - CDC-USA( New York Times Magazine,2001),visando uma padronização na identificação de agentes biológicos de risco.

Em Unicode, o símbolo é U+2623 (). Os agentes representando um risco biológico são classificados para transporte pelo código UN: UN 2814 (Substância infecciosa, afeta humanos)

São quatro os Níveis de Biossegurança: NB-1, NB-2, NB-3 e NB-4, crescentes no maior grau de contenção e complexidade do nível de proteção, de acordo com a Classe de Risco do OGM. Em todos estes níveis, exige-se a adoção de boas práticas laboratoriais, além de requisitos específicos para cada NB.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

Vermelho: Identifica os equipamentos de proteção e combate a incêndio. Também caracteriza a proibição. Laranja: Indica perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos, parte interna de caixas protetoras de dispositivos elétricos. Amarelo: Tenha cuidado.

Marrom — Essa cor indica que existem riscos biológicos, tais como, vírus, fungos, bactérias e os outros micro-organismos que podem causar sérios danos à saúde dos funcionários; Azul — Essa tonalidade refere-se a riscos de acidentes com incêndio, explosão, quedas, descargas elétricas e fraturas.

Tóxico: a representação de uma caveira sobre tíbias cruzadas (T), Nocivo: uma cruz de Santo André (Xn), Irritante: uma cruz de Santo André (Xi), Perigoso para o meio ambiente: uma árvore seca e um peixe (N).

De acordo com o sistema atual, o pictograma de perigo é um losango com uma borda vermelha. Em um fundo branco dentro dele, há um símbolo preto que representa implicitamente o tipo de risco. Símbolos individuais mostram, entre outros, uma caveira e ossos cruzados, um ponto de exclamação ou uma chama.

Grupo 1 - (verde) = refere-se aos riscos físicos, os ruídos, vibrações, radiações ionizantes, frio, calor, pressões anormais e umidade. Grupo 2 - (vermelho) = os riscos químicos, como poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores e substâncias compostas ou produtos químicos.

De maneira general, os princípios e elementos da biossegurança podem ser resumidos em:

  • Avaliação de risco.
  • Universalidade.
  • Barreiras.
  • Eliminação.

Existem cinco grandes áreas da biossegurança. Elas são prevenção, organização, emergência, treinamento e manutenção.

As BPL é fundamentada em três pilares: - Organização e planejamento; - Padronização e controles; - Análise e prevenção de riscos.

Vermelho: Identificação de equipamentos de proteção contra incêndios ou proibição. Laranja: Indicação de perigo em partes móveis de máquinas e equipamentos, canalizações de ácidos e dispositivos elétricos. Amarelo: Indicação de cuidado em situações de risco. Verde: Configura segurança.

Os principais tipos de sinalização viária (de trânsito) são: • Sinalização vertical, através de placas apoiadas em suportes próprios ou outros elementos; Sinalização horizontal ou de solo, mediante marcas no pavimento; • Sinalização semafórica, por intermédio de conjuntos de luzes de cores diferentes.

Todas as medidas de segurança e todas as ações que busquem a proteção no dia a dia, são atitudes de Biossegurança. Um dos exemplos mais básicos no trabalho, é o uso dos EPIs de acordo com as atividades e riscos do trabalhador.