Qual é a cor do catarro da gripe?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

O mais comum é ter a cor do catarro em um tom esbranquiçado ou até transparente, indicando uma infecção leve a moderada, que está sendo combatida pelo organismo sem maiores dificuldades.

O catarro amarelo ou verde geralmente é associado a uma infecção bacteriana. A cor verde é causada por uma enzima produzida por células brancas do sangue que estão lutando contra a infecção. Embora possa ser assustador ver essa cor do muco, na maioria das vezes, é um sinal de que o corpo está lutando contra a infecção.

Catarro transparente é o mais comum
Em um organismo saudável, o catarro não tem cor. Mas, o catarro com sangue pode adquirir uma coloração avermelhada, o que pode indicar problemas graves, como pneumonia e câncer de pulmão. Já o catarro branco é sinal de resfriado, asma ou alergia.

Amarelo: indica o início da resposta inflamatória no combate ao agente infeccioso. Verde: substâncias inflamatórias na secreção, secreção parada que precisa de lavagem. Rosa: presença de sangue no muco. Marrom: Irritação nasal, também pode ser sangue armazenado há muito tempo.

O catarro verde é um tipo de muco nasal, geralmente espesso e viscoso, que pode ser um indicativo de infecção bacteriana ou viral no sistema respiratório. A coloração esverdeada é resultado da presença de células de defesa chamadas neutrófilos, que combatem os agentes infecciosos.

Importância de colocar o catarro para fora
Apesar de não ver problemas em engolir o catarro, o médico explica que é importante expeli-lo.

Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.

Catarro verde ou amarelo
Essas células de defesa são empregadas principalmente para combater bactérias, por isso, o catarro esverdeado ou amarelado costuma dar indícios de que se trata de uma infecção bacteriana, como bronquite, pneumonia e similares.

Geralmente, o catarro tem um ciclo de sete dias. Segundo a médica Daniella Porfírio Nunes, do Hospital Sugisawa, caso a secreção permaneça por mais que esse período, um antibiótico pode ser receitado pelo médico. "O mais importante é descobrir a causa, para dar um tratamento adequado", diz.

Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

A tosse com catarro esteve presente em 33% deles. Tosse seca é pior do que com catarro? Antes que a seca seja considerada mais preocupante, é importante saber que, mesmo sendo mais comum, ela não é regra.

A bronquiolite, como é chamada, é causado por um agente viral, e dá uma tosse danada, uma febre não muito alta, geralmente que não passa de 39° C, e aquela chiadeira no peito. A criança também tem bastante catarro, que vai desde uma coriza clara até mais amarelada, e secreção nos olhos.