Qual é a camada mais quente?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 8 votos

A termosfera é a camada mais extensa e mais quente da atmosfera; por absorver mais facilmente a radiação solar, sua temperatura pode ultrapassar os 1000 °C. A exosfera, parte externa da atmosfera, encontra-se no limite com o espaço sideral.

Núcleo: camada mais interna e quente da Terra.

Termosfera

Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra.

Termosfera: é a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar os 500 km de altura. O ar é escasso e, por isso, absorve facilmente a radiação solar, atingindo temperaturas próximas a 1000ºC e se tornando, assim, a camada mais quente da atmosfera.

Mesosfera

Mesosfera. A temperatura decresce com a altitude novamente nessa faixa, chegando a atingir -90 ºC, por isso é considerada a camada mais fria da atmosfera. A mesosfera atinge até cerca de 80 km.

A crosta, o manto, o núcleo, a litosfera e a mesosfera compõem a estrutura terrestre. O estudo das camadas da Terra é realizado na superfície, observando seus fenômenos. As camadas da Terra possuem duas abordagens distintas, uma segundo a composição química e a outra conforme o comportamento físico.

A camada mais fria da atmosfera terrestre é a mesosfera. As temperaturas em seu limite superior podem chegar a -90º C. A variação de temperatura acontece à medida que a altitude eleva-se.

O núcleo, que corresponde à porção central da estrutura solar, é também a sua região mais quente. É nele que ocorre o processo de fusão dos átomos de hidrogênio, resultando na formação de hélio.

exosfera

A exosfera é a última das camadas da atmosfera. É a mais externa e a maior camada de ar da Terra, que atinge cerca de 600 quilômetros até se misturar com o espaço sideral.

De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras.

Mesosfera

Mesosfera: também com 35 km de espessura, é a camada mais alta da atmosfera em que os gases estão todos misturados. Nessa altura, o ar é rarefeito, e não conseguiríamos respirar! É por lá que ocorrem os meteoros.

Os gases encontrados na exosfera são o hélio e o hidrogênio. Lá não encontramos ar para respirar e a temperatura pode alcançar até os 1000 °C. A exosfera é uma região bem distante da Terra, é lá que os satélites artificiais orbitam.

A crosta continental é composta principalmente por Silício e Alumínio (por isso era conhecida por camada SiAl), menos densa e geologicamente mais antiga e complexa, com camada superior composta por rochas graníticas e camada inferior composta por rochas basálticas.