Qual clareamento dura mais tempo?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Podemos destacar que o clareamento caseiro pode ter uma durabilidade maior, pois o dente fica mais tempo em contato com o gel clareador. Diferente do clareamento de consultório, onde o gel fica em contato somente alguns minutos durante as sessões.

O resultado de um clareamento dentário, seja o feito no consultório ou em casa, sob a supervisão do dentista, costuma durar em média dois anos. O retratamento, salienta Higashi, é mais simples e rápido: com uma consulta ou com uso de moldeira por uma semana já se pode recuperar a brancura inicial.

4 semanas

Em geral o tempo total de clareamento dura em média 4 semanas . Sem saber qual produto foi indicado, não dá para avaliar. Nem sempre,precisa haver um acompanhamento semanal ou a cada duas semanas para verificar a necessidade de mais seringas e concentrações diferentes.

Já o clareamento a laser é um procedimento realizado em consultório. Nesse método, o resultado é alcançado de forma mais rápida, sendo que, em alguns casos, uma sessão já é suficiente para que o paciente tenha o desfecho satisfatório.

“O procedimento dura aproximadamente 1 hora por sessão, enquanto seu efeito pode durar até 2 anos dependendo dos hábitos do paciente. Pacientes tabagistas apresentam uma redução no efeito do clareamento devido à pigmentação por conta da nicotina e das demais substâncias presentes no cigarro”, destaca.

Você pode dormir com a moldeira e colocar um despertador para acordar após esse período. Usá-la durante todo o sono, além de desnecessário, pode aumentar a sensibilidade. 5- Colocar maior quantidade de gel ou usar por longos períodos não aumenta a eficiência do tratamento.

Como prolongar o seu clareamento dentário

  1. Evite alimentos com corante. O corante sempre é visto como o vilão dos vilões do clareamento, mas não é bem o caso. ...
  2. Evite o tabaco. ...
  3. Passe fio dental. ...
  4. Utilize pastas de dentes específicas para dentes clareados. ...
  5. Continue visitando o dentista.

Para pacientes que necessitam clarear os dentes mais rápido (caso tenham algum evento, por exemplo) pode ser indicado o clareador à base de peróxido de hidrogênio 9,5% ou 7,5%, ou peróxido de carbamida 22% (porém, deve-se avaliar se o paciente apresenta sensibilidade).

Demonstrar ao paciente a quantidade de gel que deve ser dispensada na placa. Uma gota de gel deve ser depositada nas regiões correspondente às faces vestibulares dos dentes a serem clareados. Tempo de uso: 3 a 4 horas diárias para as concentrações 10% e 16% e 1 hora diária para a concentração 22%.

Para a concentração de 22% recomenda-se 1 hora diária. Tempos maiores ou menores podem ser indicados em casos especiais, por exemplo, a freqüência ou o tempo de utilização do gel podem ser diminuídos para minimizar efeitos de sensibilidade.

Ambos os métodos são eficientes. Apenas em casos de sensibilidade o clareamento a laser é mais indicado que o clareamento com moldeiras. Caso o paciente não possa realizar o clareamento a laser ou usando moldeiras, ele pode recorrer às alternativas de usar coroas ou facetas.

O clareamento caseiro (com moldeiras) é considerado a melhor técnica porque agride menos os dentes.

Clareamento convencional
Esse procedimento é mais seguro para os dentes, mas o tempo das sessões é mais longo — afinal, é aplicado o gel clareador e não são usadas fontes de luz (LED ou laser). Essa técnica é mais simples e feita com mais recorrência que as outras, além de ser realizada na própria clínica.

A principal desvantagem do laser é o custo que costuma ser mais elevado, já que são necessários equipamentos de alta tecnologia para aplicação. Outro ponto negativo é que, por ser aplicado somente pelo dentista, será necessário visitar o consultório algumas vezes. Além disso, o duração do clareamento pode ser inferior.