Qual biotipo e o falso magro?

Perguntado por: dmoreira6 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

Ectomorfo: o biotipo dos falsos magros
Aquelas pessoas que “todo mundo quer ser”, que comem, comem e depois comem de novo, mas tem dificuldade para ganhar peso. Geralmente, elas têm braços e pernas longos e cintura e quadril estreitos.

O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

Por causa desses fatores, falsas magras tendem a ter gordurinhas localizadas pelo corpo e flacidez nas coxas e nos braços. Falta de sono e irritabilidade durante o dia também são sintomas que fazem parte da vida de pessoas que não cuidam da saúde, sejam elas magras ou obesas.

Como já dito anteriormente, uma pessoa “falsa magra” é aquela que possui um IMC dentro do considerado normal. No entanto, apresenta problemas de saúde e/ou níveis de gordura corporal e de massa muscular desequilibrados por conta de hábitos ruins de vida.

O biotipo mesomorfo também é um corpo magro, com facilidade para hipertrofia, mesmo sem muito exercício, e pouco acúmulo de gordura na região abdominal. O metabolismo também é mais rápido.

Endomorfos têm um metabolismo mais lento, com maior quantidade de fibras brancas do tipo 2, que são volumosas e armazenam energia para gastar em determinado momento. Por isso, são geralmente as pessoas mais pesadas e com maior facilidade em ganhar peso, mas dificuldade na definição muscular.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Levantamento analisou o biotipo de quase 7 mil mulheres em todo o País e mostrou que 76% das brasileiras têm o corpo com formato retangular.

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

O dela é de 22 (considerado ideal). Entretanto, um percentual de gordura acima de 32% já é associado a obesidade. Popularmente, no Brasil, chamamos essa pessoa com percentual de gordura alto e IMC baixo de "falsa magra".

Inatividade física, restrição do sono; Estresse; Consumo excessivo de gordura, carboidratos refinados, alimentos industrializados ricos em aditivos alimentares que desequilibram o metabolismo; Genética/histórico familiar, dentre outras.

Essa condição pode ocorrer por diferentes motivos. Uma das causas é a falta de atividade física que leva ao sedentarismo. Quando uma pessoa não se exercita regularmente, ela terá baixa quantidade de massa muscular, mesmo que o seu peso total esteja dentro dos limites considerados saudáveis.

Mas qual é a causa desse acúmulo? A médica explica que isso é causado, basicamente, por dois fatores: sedentarismo e má alimentação. Como um falso magro quer perder apenas barriga e não peso como um todo, terá que unir uma boa dieta alimentícia e exercícios físicos.

Vários são os fatores que podem levar à flacidez na região abdominal: não se alimentar bem, variar muito de peso, o famoso efeito sanfona. Esses são motivos que levam ao problema. Além disto, o fator idade deve ser levado em consideração.