Qual Anti-inflamatório é bom para cisto?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Alguns medicamentos, como corticóides e anti-inflamatórios são indicados para tratar os sintomas dos cistos sebáceos caso estes inflamem. Porém, eles não farão com que esse cisto desapareça, para isso, a solução é a remoção com cirurgia. Entre os medicamentos mais comuns para tratar dessas inflamações estão: Prednisona.

Os mais utilizados são azitromicina e amoxicilina, que podem ser administrados por um período relativamente longo (8 a 14 dias). O ginecologista também pode prescrever alguns anti-inflamatórios para melhorar o quadro inflamatório e aliviar o incômodo.

O tratamento do cisto sebáceo é feito no consultório médico do dermatologista, que consegue remover o cisto em uma intervenção cirúrgica mínima, com anestesia local. O cisto é removido cirurgicamente, com cápsula e tudo, evitando que ele volte a se encher de líquido.

Como tirar cisto sebáceo?

  1. Drenagem, em casos de dores ou de cisto sebáceo inflamado.
  2. Antibioticoterapia oral, em casos de infecção bacteriana.
  3. Injeção de corticosteroide (cortisona) para diminuir o tamanho e prevenir a inflamação e a dor.

Nos casos mais acentuados, quando a paciente relata desconforto durante caminhadas e relações sexuais, a região apresenta vermelhidão e pus. Para conter a inflamação, o tratamento consiste na administração de anti-inflamatórios e analgésicos, como ibuprofeno e paracetamol, se houver registro de febre.

Se houver infecção, o cisto pode desenvolver um abscesso. Entre os tratamentos estão antibióticos, cirurgia de marsupialização, drenagem e laser de CO2. Vai depender do tamanho do cisto, se há infecção e sintomas como dor na relação sexual ou ao se sentar.

Alguns cistos por se manterem sintomáticos podem ser tratados com a infiltração lombar. O procedimento consiste em puncionar a região do cisto guiado por tomografia ou radiografia seguido por infusão de medicamentos.

Se houver inflamação ou infecção nesse nódulo, pode ocorrer dor, vermelhidão e inchaço no local. Em alguns casos, também pode haver saída de secreção pela pele. Os cistos são uma espécie de bolsa de líquido, formada por uma fina membrana e que pode se desenvolver em diferentes partes do corpo.

Geralmente, o cisto tem a mesma cor da pele, mas em caso de inflamação, pode se tornar avermelhado, amarelado ou esbranquiçado, além de provocar aumento da temperatura local.

Embora o cisto sebáceo raramente precisa ser removido, o tratamento mais indicado é por remoção a laser ou cirurgicamente. Fazer somente a drenagem do sebo é ineficaz, sendo preciso remover a cápsula. Quando a cápsula não é removida ou foi removida parcialmente, o nódulo pode voltar, sendo preenchido de sebo novamente.