O que gera um cisto?
Cisto é uma pequena bolsa, uma formação anormal de alguma região do corpo, preenchido com alguma substância líquida ou gasosa. As causas dos cistos podem ser genéticas, de infecções, inflamações ou obstruções dos tecidos do corpo. Os cistos podem aparecer em qualquer lugar do corpo, os mais comuns são: Cisto no ovário.
É normal dar cisto
Antes de qualquer coisa é importante saber: cistos são, em sua maioria, normais, benignos e fazem parte do ciclo biológico da mulher. Ou seja, nem todo cisto é sinônimo de complicação de saúde.
O que fazer para o cisto sumir
De modo geral, as principais opções de tratamento para cisto no ovário são o uso de anticoncepcional ou cirurgia para retirada do cisto (nos casos mais graves).
Quando o cisto é perigoso
Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.
Quais são os sintomas de um cisto
Quando o cisto cresce muito, a mulher pode sentir alguns sintomas, como, por exemplo:
- Dor ou sensação de peso na região pélvica ou abdominal;
- Dor durante o ato sexual;
- Distensão abdominal;
- Enjoos;
- Vontade frequente de urinar;
- Dificuldade ou vontade súbita de evacuar e ganho de peso.
Quando o cisto some sozinho
Os cistos podem desaparecer espontaneamente
Dependendo do tipo, tamanho, idade da paciente e até mesmo alguns fatores genéticos, o cisto pode desaparecer espontaneamente, pois são chamados de cistos funcionais. Quando isso não ocorre, é necessário avaliar a possibilidade de retirá-lo cirurgicamente.
Quem tem cisto é grave
O cisto no ovário ou cisto ovariano é uma espécie de cápsula que contém líquido. Na maioria dos casos, representa uma condição benigna (sem gravidade) e desaparece espontaneamente. Em alguns casos, pode causar dor e se romper.
Como tirar cisto naturalmente
Qual o tratamento indicado para eliminar cistos sebáceos
Por exemplo, para casos de cistos pequenos e superficiais, o médico especialista pode indicar compressas mornas na região afetada por até 15 minutos diariamente, até que o poro seja dilatado e o conteúdo seja expelido naturalmente.
Como desmanchar cisto naturalmente
Para o alívio de uma possível inflamação no cisto epidérmico basta preparar a compressa com água morna e passar no local durante 15 minutos. Você pode fazer isso toda vez que achar necessário, mas é importante salientar que isso é uma solução passageira, o cisto pode voltar a inflamar.
Quando o cisto precisa de cirurgia
A grande maioria regride espontaneamente, sendo necessária cirurgia apenas em determinados casos. Em casos de ruptura do cisto, dor aguda ou persistência (por mais de 6 semanas) em cistos maiores que 5cm, pode ser necessária uma cirurgia.
Qual a chance de um cisto virar câncer
Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.
Quanto tempo leva para curar um cisto
O primeiro é a retirada do cisto, deixando aberto o local onde ele foi retirado, podendo levar, em média, seis meses até a completa cicatrização.
Como é a menstruação de quem tem cisto no ovário
A presença do cisto no ovário costuma apresentar sintomas que ficam mais evidentes na primeira menstruação ou no final da adolescência. Entre eles, há a menstruação irregular ou prolongada, bem como a ausência da menstruação.
O que a pessoa que tem cisto sente
O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual. O cisto também pode romper um vaso sanguíneo e causar sangramento acompanhado de dor.