Qual a velocidade que estoura o airbag?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

A deflagração das bolsas depende de onde foi o impacto, a velocidade e o ângulo. A velocidade mínima para o acionamento e uma batida frontal contra objeto imóvel é de 30 km/h. Em caso de batidas laterais, traseiras e até capotamento, os airbags dianteiros não serão acionados.

O aumento do peso dos órgãos pode produzir: ruptura, arrancamento, deslocamento e outros. Numa desaceleração brusca ou colisão, o fígado que tem um peso médio de 1,700kg, a 100 km/h terá o peso de 47 kg.

Os compostos químicos presentes no gerados reagem, gerando um tipo de explosão; Há uma reação química que libera nitrogênio em quantidade que gera uma rápida expansão capaz de inflar a bolsa em cerca de 30 milésimos de segundo; A força gerada pela expansão rompe o painel do veículo e libera a bolsa inflável.

Em muitos casos de batidas e grandes colisões, é normal que o AirBag seja acionado. E, dependendo do grau da colisão, pode até chegar a dar perda total no veículo. Nessas horas é essencial que você tenha Seguro Auto para ficar tranquilo em casos de sinistro (acidente aonde se utiliza o Seguro).

Quando o airbag é acionado? Em situações de desaceleração brusca, os sensores de velocidade enviam um sinal para a unidade de controle, que verifica qual sensor foi atingido, acionando o ignitor de gás do dispositivo, e inflando imediatamente o airbag.

No choque entre carros, o risco de morte para seus ocupantes é de 85% a 65 km/h.

Koenigsegg Agera RS — 447,19 km/h; o carro mais rápido do mundo.

Ocasião em que o airbag é acionado
Uma dica fundamental é não dirigir muito perto do volante, já que o sistema de airbag é acionado por meio de uma explosão química, chegando a 300 km/h, o que pode ocasionar uma lesão grave em caso de colisão, e estando muito próximo ao volante.

40 milisegundos

Quando ocorre um acidente, o airbag enche de forma muito rápida. É muito mais rápido do que um piscar de olhos! Se medirmos a partir do impacto no veículo, o airbag demora 40 milisegundos para encher. Isso mesmo.

Obviamente, ele é indispensável em qualquer situação, mas nos carros com as bolsas protetoras, a pessoa que estiver sem cinto pode se machucar ainda mais. “Achar que pode usar o airbag sem cinto é o erro mais grave”, destaca Romaro.

Na maioria das vezes, acionar o airbag não dá perda total no seguro auto. Para que um carro tenha um sinistro considerado como perda total é necessário que o valor dos custos para reparo seja acima de 75% do valor do veículo, segundo a Tabela Fipe (tabela que expressa preços médios de veículos no mercado nacional).