Onde fazer o recall?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Realizar consulta sobre recall de veículos

  • Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  • Realizar consulta.

O recall é um serviço realizado pela montadora nas concessionárias e oficinas autorizadas da marca. A peça danificada deve ser substituída sem custos para o consumidor. Após a convocação para o recall, o proprietário apenas deverá consultar a concessionária para marcar um horário para a realização do reparo.

BAIXE O
Através do app da Ford você será notificado caso seu carro esteja em um recall e poderá agendar o serviço direto do aplicativo.

O recall é sempre gratuito e não tem prazo de validade. Confira essas e outras dicas para não ser enrolado e garantir que seu carro não represente um risco. Apesar do nome complicado, o recall é uma convocação para reparo de carros que têm algum defeito de fabricação que possa gerar um risco à saúde ou segurança.

Você pode entrar em contato pelo número 0800 707 1000, por ele você consegue obter informação sobre qualquer campanha de Recall e também saber se seu veículo está incluso na campanha.

Além de arcar com a consequências de dirigir sem o licenciamento 2023 – que é considerado uma infração gravíssima, com perda de 7 pontos no prontuário do motorista e multa de R$ 293,47, apreensão e remoção do veículo – , o fato de ignorar a campanha de recall também impede o proprietário de vender o carro.

Nesse caso, o veículo somente será licenciado mediante comprovação do atendimento às campanhas de chamamento. Ou seja: pare ter o veículo licenciado anualmente, os proprietários serão obrigados a atender ao recall em até um ano a partir da data do início do chamado, e incluir essa informação no CRLV do veículo.

Segundo a concessionária Sabenauto, existem casos que demora cerca de 1 mês para serem avisados no Detran. Perante a lei, no prazo de 15 dias a montadora deveria ter comunicado o Detran e dado baixa do recall - esse prazo já passou.

Já está valendo uma nova lei sobre o recall que determina que, caso o fabricante comunique aos Detrans que o carro não foi submetido ao reparo necessário, até um ano depois da convocação, o proprietário do mesmo não receberá o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado.

Lembramos que após a intervenção técnica, o órgão competente tem de 30 a 60 dias para reconhecimento da regularização do recall.

O procedimento para atender ao recall de veículos é simples: basta levar o carro até a concessionária ou oficina indicada pela montadora. Antes disso, entre em contato com o estabelecimento para confirmar a convocação e verificar a disponibilidade de atendimento.

Desse modo, o recall é um direito garantido pela legislação brasileira. Isso ajuda a enfatizar porque este serviço não deve ser cobrado do proprietário do veículo – cabe ao motorista a obrigação de levar o veículo até a concessionária para que o reparo necessário possa ser feito.

Com a nova Lei de Trânsito, que entrou em vigor em abril de 2023, a falta de comparecimento ao recall impede não apenas o licenciamento do veículo, mas também a transferência de propriedade. Dessa forma, o proprietário que não atender ao chamamento de recall não poderá passar seu automóvel para um novo comprador.