Qual recall do Palio 2013?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 8 votos

A Fiat convocou recall de 148.928 veículos no Brasil por risco de falha nos airbags frontais. A campanha envolve, ao todo, 6 diferentes modelos. São eles: Uno, Palio, Grand Siena, Doblò e Doblò Cargo, das linhas 2013 e 2014, além do furgão Fiorino modelo 2014.

Realizar consulta sobre recall de veículos

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA. ...
  2. Realizar consulta.

Desde março de 2011 os recalls são monitorados pelo Denatran, que inclui em sua base de dados o número do chassi dos veículos que fizeram os reparos. Para consultar basta fazer seu cadastro (você só precisa do CPF e um email válido) e depois digitar o chassi do carro para verificar se está tudo ok.

Atualmente, o recall pendente pode ser descoberto através da notificação no documento do veículo, no portal de serviços do Denatran ou pelo site da montadora. Ao realizar o conserto por recall, as montadoras entregam um comprovante de reparo do defeito de fábrica.

ÚLTIMOS RECALLS

  • 22/09/2023. FORD MAVERICK HYBRID MODELO 2023. A Ford Motor Company Brasil Ltda. ...
  • 12/09/2023. FORD TRANSIT MODELOS 2022 E 2023. A Ford Motor Company Brasil Ltda. ...
  • 21/08/2023. FORD F150 MODELO 2023. ...
  • 29/05/2023. FORD MUSTANG MODELO 2022. ...
  • 13/05/2023. FORD BRONCO SPORT MODELO 2022. ...
  • 17/02/2023. FORD MAVERICK MODELO 2022.

Com a nova Lei de Trânsito, que entrou em vigor em abril de 2023, a falta de comparecimento ao recall impede não apenas o licenciamento do veículo, mas também a transferência de propriedade. Dessa forma, o proprietário que não atender ao chamamento de recall não poderá passar seu automóvel para um novo comprador.

Recente alteração no Código de Trânsito prevê que além da anotação no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em caso de não atendimento a um recall após um ano, o licenciamento será bloqueado.

A Fiat comunica que os proprietários das unidades envolvidas no recall devem fazer um agendamento prévio nas concessionárias da marca para verificação e, se necessária, substituição do volante. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 707 1000.

Para regularizar a situação, é necessário entrar em contato com a concessionária e fazer um agendamento de reparo ou troca de peça. Após o conserto, a própria montadora dá baixa no procedimento e a observação de recall pendente é removida do CRLV-e.

Segundo o órgão, o recall não atendido após um ano da notificação será automaticamente incluído no Certificado de Licenciamento Anual do veículo, e o mesmo só poderá ser licenciado a partir da comprovação do serviço realizado.

Muitas pessoas costumam perguntar quanto tempo demora um recall. No entanto, esse prazo pode depender bastante do tipo de reparo que precisa ser feito no veículo. Conforme estabelecido pelo próprio Código de Defesa do Consumidor, a obrigação da montadora é garantir que todos os compradores estejam seguros.

As notificações indicarão o defeito e o risco do não reparo, bem como informações a respeito do canal de atendimento (telefone e site) da empresa responsável pelo Recall para que o proprietário do veículo possa identificar a concessionária mais próxima para realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.