Como cancelar recall?
Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o CRLV, é preciso entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
Quem dá baixa no recall
Depois que o proprietário do veículo comparece à concessionária e realiza o reparo do defeito, a concessionária informa à entidade que, por sua vez, registra a baixa do Recall no Renavam.
Quanto tempo leva para sair recall do documento
Segundo a concessionária Sabenauto, existem casos que demora cerca de 1 mês para serem avisados no Detran.
É possível transferir veículo com recall
Com a nova Lei de Trânsito, que entrou em vigor em abril de 2023, a falta de comparecimento ao recall impede não apenas o licenciamento do veículo, mas também a transferência de propriedade. Dessa forma, o proprietário que não atender ao chamamento de recall não poderá passar seu automóvel para um novo comprador.
O que acontece se não atender o recall
Já está valendo uma nova lei sobre o recall que determina que, caso o fabricante comunique aos Detrans que o carro não foi submetido ao reparo necessário, até um ano depois da convocação, o proprietário do mesmo não receberá o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) atualizado.
Como saber se o recall foi dado baixa
Clique em "Entrar com gov.br" no canto superior direito da sua tela e insira seus dados. Após o login, você deve localizar em "Outros Serviços" o item "Veículos" rolando a barra para baixo até "Seu carro está com um chamado de recall? Acesse aqui para consultar mais detalhes" e clique em "Acessar serviço".
Sou obrigado a pagar por um recall
Desse modo, o recall é um direito garantido pela legislação brasileira. Isso ajuda a enfatizar porque este serviço não deve ser cobrado do proprietário do veículo – cabe ao motorista a obrigação de levar o veículo até a concessionária para que o reparo necessário possa ser feito.
O que fazer em caso de recall no Detran
Caso uma montadora perceba que um automóvel apresenta perigos após ele ser lançado no mercado, ela é obrigada a comunicar o fato às autoridades competentes e aos consumidores. Logo, se o seu veículo estiver na lista de recall, é necessário levá-lo até uma oficina especializada, para que o problema seja corrigido.