Qual foi o motivo da Ford sair do Brasil?

Perguntado por: alessa8 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

"Continuidade do ambiente econômico desfavorável" e "pressão adicional causada pela pandemia" de covid-19. Essas foram as duas principais justificativas citadas pela Ford em sua decisão, anunciada na segunda-feira (11/01) por meio de um comunicado à imprensa, de encerrar a produção de veículos no Brasil.

O fim da produção da Ford foi mais um indício do processo de desindustrialização que se iniciou no Brasil. Além da fabricante norte-americana, a Mercedes-Benz parou de fabricar automóveis em Iracemápolis (SP) no final de 2020. Fora do segmento automotivo, Sony e LG também deixaram de produzir.

O desaquecimento da economia brasileira, que reduziu as vendas de veículos no mercado, aliado a um pano de fundo de instabilidades jurídicas e alto nível de burocracia foram fatores importantes para a decisão, segundo os economistas. “A insegurança jurídica no Brasil, por vezes, é até maior do que na Argentina.

Despesas com fechamento de fábricas e altos investimentos em novos produtos para fazer frente à transformação da indústria no mundo também contaminaram o resultado líquido. E a pandemia veio para ceifar o desempenho da montadora, após anos de oscilações. Podcast: "Quem está em crise, a Ford ou o Brasil?"

Depois de um 2021 em clima de fim de festa, com fechamento de suas fábricas no Brasil, Ford diz ter dado a volta por cima em 2022. Em coletiva de imprensa na quarta-feira, 15, a companhia aponta ter quebrado seca de quase uma década de prejuízos na região e voltado à lucratividade na América do Sul.

Segundo a montadora norte-americana, tanto a fábrica de Camaçari quanto a de Taubaté vão retornar com apenas um turno de produção. Todos os funcionários que podem trabalhar remotamente continuarão a atuar dessa forma, afirmou a companhia.

Projeções para 2023
Se a previsão da Ford for confirmada, 2,2 milhões de unidades – entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus – serão comercializadas no Brasil em 2023. A meta da montadora americana é crescer mais do que a média do mercado.

No mesmo ano em fechou suas fábricas no Brasil, a Ford anunciou que vai encerrar as operações de suas linhas de produção na Índia. A decisão terá consequências não somente para o segundo maior mercado asiático, mas também para Argentina, México, Canadá e Estados Unidos – países para onde o EcoSport era exportado.

Além da Ford, também encerraram a produção a Mercedes-Benz e a Troller.

Citroën não fechará fábrica em Porto Real: montadora desmente fake news.

Mais de um mês depois, a Ford anunciou que entregou a fábrica para o Governo da Bahia com uma “posterior indenização para a empresa em valores compatíveis com o mercado”. Agora, a BYD finalmente chega a um acordo com o estado para assumir o local.

– PRINCIPAL MOTIVO: Custo financeiro! Mas o motivo principal desta paralisação é o custo financeiro que as montadoras estão tendo.