Qual a temperatura ideal para fritar torresmo?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Rodrigo Oliveira frita os torresmos em dois tempos: primeiro a 150°C por 8 minutos, até ficarem dourados, e depois a 190°C por mais 3 minutos. "Eles ficam macios por dentro e sequinhos por fora", garante. Já Hermínio aconselha fritar em fogo baixo, de uma só vez, até dourar e ficarem crocantes.

Primeira coisa, se o torresmo estiver na geladeira, retire alguns minutos antes. Enquanto isso, coloque uma quantidade bacana de óleo para esquentar em fogo médio/alto. Se você tiver um pouco de gordura de porco, pode adicionar e tenha uma fritura perfeita.

O segredo é usar banha de porco, 1 colher de sopa para cada kilo de toucinho. Coloque tudo numa panela bem funda e com tampa, adicione sal a gosto e leve ao fogo alto.

Inicie a etapa de fritar em fogo médio por 8 minutos ou até dourar. Passado esse tempo, deixe fritar em fogo alto por mais 3 minutos, mexa de vez em quando. Faça isso no torresmo para ficar macio por dentro e sequinho por fora.

Frite por cerca de 45 minutos, sempre em fogo alto. Para crocância extra, quando estiverem quase prontos, ainda na panela, jogue cuidadosamente um fio -- aproximadamente 1/2 xícara de café -- de água. O choque térmico deixa a pururuca mais crocante. Quando estiverem dourados, retire os torresmos com uma escumadeira.

Torresmo pururuca com bicarbonato
O começo do cozimento é no fogo baixo, porém, nos 5 minutos finais, deve-se colocar em fogo alto. Seguindo este passo a passo e usando o bicarbonato, você garante que a pele fique pururucada.

Coloque o óleo para aquecer e quando estiver quente, coloque as barrigas deixe que fique cobertas pelo óleo, mexa de vez em quando até ficarem sequinhos. Fique tranquilo(a) não vai estourar e vai ficar uma delicia.

Uma boa cachaça branca é perfeita para acompanhar petiscos, canapés, saladas, frutos do mar e, é claro, uma boa porção de torresmos.

Qual a diferença entre bacon, pancetta e toucinho? Tanto o bacon como a pancetta e o toucinho são da mesma matéria-prima do porco: geralmente a barriga e a parte do lombo.

O tradicional torresmo é feito de toucinho frito até ficar crocante. Antigamente, era só uma maneira de se obter a banha de porco, mas na Bahia colonial, os escravos passaram a consumi-lo diretamente.

Coloque o torresmo em saquinho plástico já etiquetado informando a segunda fase do processo e leve para congelar (geladeira ou freezer) por no mínimo 6 horas.

Em um refratário de vidro, coloque o torresmo picado e coloque no micro-ondas em potência alta por aproximadamente 50 minutos e mexa de vez em quando.