Qual a principal característica do escambo?

Perguntado por: ezanette4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 9 votos

Escambo é a troca de bens entre indivíduos sem qualquer moeda intermediária. Ou seja, um produto é trocado por outro, desde que ambas as partes estejam de acordo. Pode ser que os produtos não tenham um valor de mercado equivalente, mas os negociantes entendem que fazer o escambo vale a pena.

Escambo é o nome dado para um troca entre bens sem que para isso haja a necessidade de ter uma moeda intermediando. Nesse caso um produto é trocado por outro. Para isso as duas partes precisam estar de comum acordo. Um exemplo comum, trazendo para o século XXI, poderia ser a troca de um relógio por um smartphone.

O escambo foi de extrema importância, já que através dele a economia se desenvolveu até o estabelecimento do papel-moeda como intermediador nas negociações de mercadorias. Portanto, entender o significado de escambo, é uma forma de compreender a evolução da economia mundial até os dias de hoje.

Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.

De acordo com historiadores e arqueólogos, a prática de escambo surgiu na Pré-História, durante o período Neolítico (a cerca de 10 mil anos). Foi o surgimento da agricultura e da criação de gado, que favoreceu a troca de trabalho por produtos neste período. Escambo: troca de produtos ou serviços sem uso de moedas.

Existem algumas teorias sobre o motivo do surgimento do dinheiro: A primeira afirma que ele teria surgido com o objetivo de encontrar um elemento de mediação nas trocas. A segunda teoria defende a criação do dinheiro como uma forma de criar retribuições ou compensações.

Por outro lado, um das desvantagens do escambo é a diferença de equilíbrio na troca. Um comerciante mal intencionado, que sabe da necessidade de uma outra pessoa, pode assegurar a troca com o intuito de conseguir objetos de maior valor e de grande interesse próprio.

jiaozi

Foi durante a dinastia Song, por volta do ano 1.000 da nossa era, na província chinesa de Sichuan, que o império emitiu oficialmente o primeiro papel-moeda do mundo, o jiaozi, feito a partir da casca da amoreira.

Câmbio de produtos e bens entre duas pessoas: 1 troca, transferência, permuta, comutação, permutação, barganha, escambo, transação, mutuação.

As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.

Historicamente, fala-se que o comércio surgiu a partir dos processos de trocas na antiguidade, quando determinados grupos trocavam suas produções por outras. E a ideologia do comércio é justamente isso: trocar uma coisa por outra. Atualmente, trocamos produtos e serviços por dinheiro.

O primeiro contato com os índios brasileiros foi o escambo. Os portugueses ofereciam objetos como espelhos, cordas, apitos e facas em troca de trabalho.

No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. A princípio, essas peças eram fabricadas em processos manuais e muito rudimentares, mas já refletiam a mentalidade e cultura do povo da época.

O escambo era uma transação comercial sem o envolvimento de moeda e uma troca de serviços e/ou mercadorias. O escambo foi uma modalidade de transação comercial em que duas partes iniciavam um negócio que era concluído com a troca de mercadorias.