Qual é o sistema econômico brasileiro?

Perguntado por: lmonteiro2 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 9 votos

Como se organiza o sistema econômico brasileiro? Assim como a maior parte dos países, o sistema econômico brasileiro é o capitalista. O país propõe, por conseguinte, o livre mercado, a livre iniciativa e a propriedade privada.

capitalismo

O capitalismo é o sistema econômico majoritário no mundo atual.

Em território brasileiro são desenvolvidos negócios nos setores primário, secundário e terciário, sendo o último o mais forte do país. O setor terciário, é, atualmente, responsável por mais da metade do PIB e pela geração de 75% dos empregos, sendo o maior ramo da economia do país.

Termo bastante amplo, o sistema econômico é composto por pessoas e instituições, e abrange o conjunto de atividades desenvolvidas pela sociedade para ordenar a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços com o objetivo de atender às necessidades humanas.

Leia mais:

  • Sistema Primitivo. ...
  • Sistema Asiático. ...
  • Sistema Escravista. ...
  • Sistema Feudal. ...
  • Sistema Capitalista. ...
  • Sistema Socialista.

O Brasil é considerado pela doutrina internacional um país com modelo de capitalismo de estado do segundo tipo. O estado brasileiro tem participações em mais de 650 empresas, envolvidas em um terço do PIB nacional.

Sistemas econômicos e sociedade: capitalismo, comunismo e Terceiro Mundo.

Durante os anos do governo Lula, o PIB brasileiro teve um crescimento médio de 4% ao ano |3|. Esse cenário de crescimento econômico, conforme citado, ancorou-se, sobretudo, no crescimento das exportações de matérias-primas e commodities do Brasil para nações em vertiginoso crescimento, como a China.

Os dois sistemas são Capitalismo e Socialismo. O Capitalismo surgiu durante a Revolução Industrial. As características desse regime político-econômico são de economia de mercado em que o próprio determina a trajetória da circulação, dos preços, da produção.

A previsão da Dimac/Ipea para o crescimento do PIB em 2021 é de 4,5%, menor do que a previsão anterior, de 4,8%. O resultado decorre do menor dinamismo da economia brasileira, com reflexos em nossas expectativas de crescimento para o quarto trimestre, que fecha 2021.