Quais são as consequências do sistema capitalista?

Perguntado por: lporto5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Uma das consequências negativas do capitalismo é a desigualdade social entre trabalhadores e capitalistas, produzida pela constante busca pela acumulação de lucros e riquezas. Essa desigualdade pode ser observada tanto dentro dos países, como entre os países ao nível mundial.

Algumas desvantagens do capitalismo
Como existe grande concorrência e os capitalistas desejam aumentar suas vendas, eles reduzem os seus custos de produção. Já que os salários são um dos custos de produção, é comum que eles sejam reduzidos. Assim, a desigualdade social entre as classes se intensifica.

Com o surgimento da industrialização, o capitalismo cria uma classe operária urbana com suas necessidades não atendidas. O ingresso da máquina no processo produtivo permitiu o desenvolvimento da produtividade do trabalho social possibilitando uma maior acumulação de capital.

Sistemas Econômicos
Por um lado, alguns estudos afirmam que a desigualdade social surgiu com o capitalismo, pois este se baseia na ideia de acumulação de capital e de propriedade privada. O capitalismo também incita o princípio da competição e classifica o nível das pessoas baseados no capital e no consumo.

A Crise de 1929, ou Grande Depressão, foi o colapso do capitalismo e também do liberalismo econômico. Ficou conhecida como uma crise de superprodução. A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi uma forte recessão econômica que atingiu o capitalismo internacional no final da década de 1920.

O capitalismo contemporâneo permite que as empresas incidem ao sujeito da sociedade de consumo informações suscetíveis de atrapalhar, embaralhar e perturbar a opinião e assim vendem as mercadorias. Tornam-se suas próprias figuras obsoletas muito rapidamente, forçando-a desempenharem uma nova configuração.

O capitalismo beneficia a todos que estão na condição de consumidor. Enquanto o indivíduo está puramente na condição de trabalhador e empreendedor, o capitalismo é exigente e nem sempre recompensador. Se o empreendedor e o trabalhador estão no ramo errado, então o capitalismo será inclemente.

O sistema capitalista vigente na sociedade contemporânea influencia na produção e reprodução das relações sociais, as quais dizem respeito ao modo como os homens se relacionam entre si e constituem sua existência social, isto decorre das forças produtivas e do modo de apropriação dos meios de produção.

A expansão do capitalismo foi decisiva para maior universalização da ação pedagógica escolar. Predominando as ideias de classe que tem maior poder aquisitivo. O sistema educativo no capitalismo é visto como reprodutor das desigualdades existentes.

No modo de produção capitalista a pobreza (pauperização absoluta ou relativa) é o resultado da acumulação privada do capital, mediante a exploração (da mais-valia), na relação entre capital e trabalho, entre os donos dos meios de produção e os donos de mera força de trabalho, exploradores e explorados, produtores ...

Uma das maiores críticas ao capitalismo diz sobre o fato de que um número muito pequeno de pessoas detém grande parte da riqueza do mundo. Críticas recentes têm demonstrado que a desigualdade social dentro do capitalismo está fora de controle e é considerada uma das grandes ameaças ao progresso social.

As crises econômicas são corriqueiras no capitalismo desde sua origem, podendo assumir variadas formas: crises de superprodução, crises bancárias, crises financeiras, crises de padrão monetário, crises de superacumulação, etc.

Um dos principais fatores responsáveis por alavancar a crise financeira foi o estouro da bolha imobiliária dos Estados Unidos, que gerou a redução do crédito e dos empregos.

Leia, a seguir, as cinco principais crises que movimentaram a economia mundial a partir de 1929:

  • 1929 - A Grande Depressão. ...
  • 1980 - A crise da dívida dos países da América Latina. ...
  • 1985 - A bolha imobiliária e das ações no Japão. ...
  • 1994 - A crise dos mercados emergentes. ...
  • 2008 - A crise mundial do subprime.