Qual a diferença entre escambo e permuta?

Perguntado por: oprates . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 12 votos

Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos.

Permuta é um tipo de negociação que envolve uma troca mútua de serviços, bens, informações, imóveis, entre outros. Ou seja, é um contrato bilateral que pode ser feito sem que haja a troca de dinheiro. Esse tipo de transação existe há anos, muito antes do surgimento do dinheiro.

Escambo é o nome dado para um troca entre bens sem que para isso haja a necessidade de ter uma moeda intermediando. Nesse caso um produto é trocado por outro. Para isso as duas partes precisam estar de comum acordo. Um exemplo comum, trazendo para o século XXI, poderia ser a troca de um relógio por um smartphone.

2º estágio da moeda: Mercadoria
Após o estágio escambo, as pessoas começaram a utilizar suas mercadorias como forma de troca. Diferente do que ocorria antes, nessa época eles trocavam no pelo que ambos precisavam, mas considerando o valor e raridade da mercadoria.

A permuta também conhecida como troca, escambo ou barganha é um dos contratos mais antigos da humanidade, sendo a troca de uma coisa por outra, enquanto que na compra e venda há uma contraprestação em dinheiro pela coisa.

Os principais tipos de permuta são: de serviços, imóveis, veículos e outros produtos. O que é um contrato de permuta? Um contrato de permuta é um documento que estabelece as regras do acordo entre as duas partes como, quais os serviços ou bens trocados, condições da troca, além de obrigações e deveres de cada um.

No caso específico da permuta, ela acontece quando não existe troca por uma moeda financeira – ou seja, quando não tem dinheiro envolvido na negociação. Quando você troca um produto ou serviço por dinheiro, isso caracteriza compra e venda.

O escambo é uma forma de transação que foi muito utilizada em períodos como Idade Antiga e Idade Média. A prática do escambo antecedeu a monetarização da economia no planeta e consistia basicamente na troca de mercadorias entre duas partes. Assim, se dava quando acontecia uma transação sem o uso de moeda.

Assim, o escambo é feito, pois houve troca de mercadorias, uma espécie de compra e venda, mas sem utilizar qualquer espécie de moedas ou algo semelhante à elas. Dessa forma, as vantagens do escambo estão exatamente na possibilidade de se obter produtos que não possuem por produtos novos.

estanco é o monopólio de uma atividade. econômica pertencente a uma coroa e ela pode ceder ou não esse direito de exploração. por meio de uma carta. de estanco bom escambo é a forma mais primitiva de comércio que existe porque escambo é a troca simples e direta de mercadorias sem o uso de dinheiro sem o uso de e o.

Escambo é uma atividade de troca que era utilizada quando ainda não havia sistema monetário. Essa troca, conhecida também como permuta ou troca direta, envolvia apenas coisas, serviços ou ambos. Muito comum entre a comunidade indígena, durante a colonização do Brasil o escambo foi utilizado na extração do pau-brasil.

Escambo, como você viu, é o termo utilizado para se referir ao sistema de trocas. Assim, ele não envolve o uso do dinheiro, apenas de mercadorias ou serviços. Essa organização vigorava antes da criação do dinheiro e do amplo sistema monetário.

Etapas do desenvolvimento do Escambo (1500 a 1580)

Os conceitos legais de permuta e doação, portanto, não se confundem nem se assemelham. Outra consequência do artigo 533 do Código Civil é que, nas permutas de imóveis, por representarem transferência onerosa, haverá a incidência do ITBI, como já estabelecido na jurisprudência.

A permuta se aplica a qualquer tipo de imóveis, terrenos, casas, apartamentos e imóveis a serem construídos. “Por exemplo, se uma determinada pessoa possui um terreno e outra pessoa tem interesse nesse terreno para construção de um prédio, ao invés de pagar pelo mesmo em dinheiro, poderá pagar em unidades prontas.