Quais são os 4 capitalismo?

Perguntado por: egarcia4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Capitalismo

  • capitalismo comercial;
  • capitalismo industrial;
  • capitalismo financeiro;
  • capitalismo informacional.

As fases do capitalismo foram divididas em três: capitalismo comercial, industrial e financeiro. Em cada um desses momentos, o sistema capitalista se reinventou para atender as necessidades financeiras da sociedade. Desde o início, o capitalismo sempre teve um objetivo: garantia de lucratividade.

Para fins didáticos, as principais análises dividem a história com base em três fases do capitalismo: o comercial, o industrial e o financeiro.

Resposta: Costuma-se dividir o capitalismo em quatro fases: o capitalismo comercial, o capitalismo industrial, o capitalismo financeiro e o capitalismo informacional.

As 4 Fases do Capitalismo e suas características | Blog Kultivi

  • O capitalismo em poucas palavras.
  • Capitalismo comercial – séc XIV a XVIII.
  • Capitalismo industrial – séc XVIII a XIX.
  • Capitalismo financeiro / monopolista – final do séc XIX e início do séc XX.
  • Capitalismo informacional – atual.

De acordo com alguns estudiosos, o capitalismo informacional seria a quarta fase do sistema capitalista, mas, algumas características da terceira fase continuam sendo predominante na sociedade atual.

O capitalismo no Brasil vem, desde o período escravocrata, se caracterizando como um caso histórico de desigualdade social extrema. A renda média de 1 por cento de brasileiros mais ricos era, em 2016,102 vezes maior do que a renda média da parcela mais pobre.

O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.

O Capitalismo Industrial ou Industrialismo corresponde a segunda fase do capitalismo. Ele surge com a Revolução Industrial no século XVIII e se consolida com a Segunda Revolução Industrial em meados do século XIX e início do XX.

A primeira delas foi a do capitalismo comercial, também chamada de mercantilismo; em seguida tivemos o capitalismo industrial, que se iniciou com a revolução industrial na Inglaterra; e por fim, o capitalismo financeiro, caracterizado por grande concentração de capital nas mãos dos bancos e das grandes empresas.

As principais características do capitalismo comercial são: Surgimento da moeda como valor de troca. Produção de manufaturas. Divisão Internacional do Trabalho.

O início do capitalismo ocorreu no século XIII, a partir da desestruturação do sistema feudal, que por sua vez modificou o setor produtivo e as relações de trabalho, nesse momento houve o renascimento comercial que ficou caracterizado pela transição do feudalismo para o capitalismo.

fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo. 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria. 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

A teoria dos ciclos, sistematizada nos anos 1920 pelo economista russo Nikolai Kondratieff, diz que a economia capitalista é cíclica e que os ciclos têm em média 50 anos. Os ciclos têm fases de expansão, pico, recessão e crise. Na crise, o capitalismo se recupera, e é iniciado um novo ciclo.

O uso inicial do termo capitalismo em seu sentido moderno foi atribuída a Louis Blanc, em 1850, e Pierre-Joseph Proudhon, em 1861. Marx e Engels foram os primeiros a referirem ao sistema capitalista (kapitalistisches System) e ao modo de produção capitalista (kapitalistische Produktionsform) em Das Kapital (1867).

No período correspondente ao final do século XIX e início do século XX, surge a última das fases do Capitalismo. Ela é chamada de Capitalismo Financeiro e surgiu logo após o final da Segunda Guerra Mundial, devido à expansão da Globalização.