Qual a planta que é cicatrizante?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Aloe Vera. Também conhecida como Babosa, ela é um dos mais populares remédios caseiros. Reconhecida como um poderoso regenerador e antioxidante natural, possui propriedades antibacteriana, cicatrizante, de reidratação do tecido dérmico danificados por queimaduras, cortes profundos, irritações, entre outros.

As plantas medicinais indicadas para cicatrização de feridas, com comprovadas ações são Anacardium occidentale L. (cajueiro), Caesalpinia ferrea Mart.

ARNICA (Solidago microglossa) – Estomáquica, adstringente, cicatrizante e vulnerária. Cicatriza ferimentos, escoriações, traumatismos, contusões.

Oxigenoterapia hiperbárica. A oxigenoterapia hiperbárica expõe o corpo a um nível de 100% de oxigênio a uma alta pressão. É um tratamento eficaz, na medida em que a ferida precisa de oxigênio para cicatrizar adequadamente.

Quando usada como cataplasma (emplastro), ou seja, aquecida e aplicada sobre a pele, pode ajudar no processo de cicatrização, principalmente devido à abundância de antioxidantes. Por isso, ela pode ajudar a cicatrizar desde ferimentos como pequenos cortes até picadas de insetos, ajudando a diminuir o inchaço.

4 tipos de chás que auxiliam a cicatrização

  • Camomila. A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas. ...
  • Aloe Vera (Babosa) ...
  • Carobinha. ...
  • Arruda.

(Urucum) – Desde os tempos mais remotos os indígenas brasileiros usam o pigmento do urucum como proteção contra insetos e queimaduras por exposição ao sol.

As 6 melhores pomadas para cicatriz

  1. Alantoína. A alantoína é uma substância natural que pode ser obtida de uma planta chamada “confrei”. ...
  2. Gel de silicone. ...
  3. Alicina. ...
  4. Gel de extrato de cebola. ...
  5. Adapaleno. ...
  6. Óleo de rosa mosqueta.

O uso de Aloe vera atrasou de forma significativa a cicatrização de feridas cirúrgicas por segunda intenção (diferença de média de 30 dias, CI95% 7,59 – 52,41), segundo um ensaio clínico.

Resumo. A Aloe vera, uma espécie de planta suculenta, popularmente conhecida como Babosa, usada para fins medicinais e estéticos, é notadamente conhecida pelo seu potencial cicatrizante.

Para aproveitar as propriedades cicatrizantes da planta, utilize a Camomila seca, uma colher de sopa de Camomila e meio copo de água, duas vezes ao dia é capaz de curar e cicatrizar todo tipo de ferida externa. Além disso, a Camomila é um antiinflamatório muito eficaz.