Qual a pior dor no dente?

Perguntado por: oarruda . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

A pior dor de dente é a dor advinda da pulpite, a inflamação da polpa do dente. Sabe quando você bate a cabeça e sai o famoso “galo” no local batido? Aquilo é uma reação do corpo ao trauma na região. À grosso modo, há vazamento de plasma e líquidos no local da batida.

De maneira geral, os molares. Esses dentes normalmente possuem um tamanho maior, e, por isso, costumam causar mais dores na fase de dentição do bebê.

A dor de dente intensa pode estar relacionada a uma série de fatores, como doenças bucais. A cárie é uma das principais condições que levam a esse problema. Outro é o bruxismo, que causa o desgaste do esmalte do dente e leva a graves dores na região.

A dentista comenta que a intensidade da dor da cárie varia conforme a evolução do dano. Portanto, o desconforto pode ter um início de leve a moderado, até chegar em um nível excessivo, pulsante e até mesmo insuportável. “Quanto mais grave a doença, maior a dor”, afirma.

Tendo em vista a composição de cálcio e fosfato da camada mais externa do dente (o esmalte), ele é mais resistente que o osso, alias, o elemento dental é uma das partes mais resistente do corpo humano. ”O dente apresenta 97% do seu peso em conteúdo mineral, já o osso apenas 65%”, diz Elizabeth.

Use uma bolsa de gelo antes de ir para a cama.
Isso pode ajudar a entorpecer a área, contrair os vasos sanguíneos e amortecer a dor para que você possa adormecer.

“Uma dor de dente muito forte, espontânea, contínua, que não passa com o uso de analgésicos, quase sempre está relacionada a um dente que precisará fazer tratamento de canal”, afirma.

Bochecho com água e sal: Por conta de agir sobre as bactérias que possam estar causando dor, a água morna com sal pode ser um potente remédio para dor de dente 1 minuto caseiro. Gelo: O gelo minimiza a circulação sanguínea no local, causando uma sensação de “dormência” que diminui a dor.

O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode aliviar a dor. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar.

Conheça cinco dores muito fortes que uma pessoa pode sentir um...

  • Neuralgia do trigêmeo. ...
  • Cefaleia em salvas. ...
  • Cálculo renal. ...
  • Lesão medular. ...
  • Parto.

As 5 piores dores do mundo

  • Neuralgia do trigêmeo. A neuralgia do trigêmeo é uma condição de dor crônica que afeta o nervo trigêmeo do rosto. ...
  • Endometriose. ...
  • Fratura óssea. ...
  • Ciática. ...
  • Pedras nos rins.

A lista engloba dores como a da hérnia de disco, pedras no rim, úlcera, artrite, neuralgia do trigêmeo e ataque cardíaco. Curiosamente, a pesquisa não inclui duas dores que costumam ser eternamente lembradas por quem sofre: a dor de dente e a do parto. O motivo é simples: a dor é uma experiência individual e subjetiva.