Quais os sintomas da diabetes na pele?

Perguntado por: vhilario . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Coceira, frieira, micose e até mancha podem ser um indício de glicose alta

  • Coceira.
  • Ressecamento.
  • Frieira.
  • Micose.
  • Cicatrização lenta.
  • Perda de sensibilidade.

Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.

No diabético, o sistema imunológico é prejudicado, aumentando a chance de infecções, que podem ser causadas por bactérias ou fungos, como as micoses e frieiras. Além disso, a função natural da pele de barreira não funciona corretamente por causa da desidratação, propiciando o surgimento de dermatites e até o vitiligo.

Pessoas com Diabetes apresentam prurido na pele com taxas mais elevadas do que aquelas sem a enfermidade. Em última análise, a coceira pode levar a arranhões excessivos, o que pode causar desconforto e dor.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

TOTG: Teste oral de tolerância à glicose
Neste exame serão verificados os níveis de glicose no sangue duas vezes, uma vez no início da consulta e duas horas depois de beber uma bebida açucarada. Se o nível de açúcar no sangue for de 140 a 199 mg/dL após 2 horas, o teste indica tolerância à glicose ou pré-diabetes.

São exemplos de sintomas: fadiga, mudanças de humor, alterações no peso, fome e sede constantes, sinais muito relacionados a quadros de estafa e ansiedade.

Além disso, elas podem sentir como se sua pele estivesse sendo espetada e pode surgir a coceira generalizada. Outro problema que surge com a diabetes é a pele mais ressecada. O sistema de barreira para evitar a perda de água pela pele também é prejudicado por essa doença. Isso deixa a pele menos hidratada.

As bolhas geralmente são solavancos claros que geralmente aparecem nas pernas, pés e dedos dos pés, bem como nos braços, mãos e dedos.

Para diminuir os níveis de açúcar no sangue é importante ter atenção à alimentação, dando preferência aos alimentos integrais e evitando o excesso de carboidratos e de açúcar, e praticar atividade física de forma regular, pois assim é possível evitar picos de glicemia e o acúmulo de açúcar na circulação.

Causas da coceira de pele
Isso pode ocorrer por diferentes motivos, como alergias, irritação, ressecamento, picadas de insetos e mais. Conforme a causa da coceira de pele, ela pode iniciar sozinha ou estar acompanhada de outros sinais e sintomas, como vermelhidão no local, caroços, manchas, bolhas e feridas.

Um quadro de coceira no corpo é acarretado por diversas causas. Normalmente, pode estar associado à uma pele extremamente seca, e até mesmo o uso excessivo de sabonete ou de algum produto com muita fragrância ou corante que pode desencadear alergia na pele.

Bolinhas brancas ou avermelhadas na pele, acompanhadas de uma coceira forte, costumam ser as primeiras alterações de alergia. Estas consistem em reações inflamatórias que podem se manifestar em qualquer parte do corpo.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

Você tem mais disposição, melhora o sistema imune, a saúde mental, a aparência da pele, torna seus órgãos mais saudáveis e previne uma lista extensa de doenças. Dessa forma, é altamente recomendável que aqueles indivíduos que desejam viver de forma longínqua e saudável evitem consumir açúcar na alimentação.