Como saber se a sinusite precisa de antibiótico?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quando o quadro de secreção e congestão nasais piora a partir de 5-7 dias, e evolui com dor de um dos lados da face, febre, alterações em exames…etc, aí sim temos sinais de SINUSITE BACTERIANA com potencial indicação de usarmos ANTIBIÓTICOS.

Febre: a sinusite bacteriana geralmente apresenta febre mais alta que a viral; Secreção nasal: na sinusite bacteriana, a secreção costuma ser mais espessa e esverdeada ou amarelada, enquanto na viral é mais clara e aquosa.

Quando a sinusite é grave? A sinusite pode ser considerada grave quando apresenta sintomas intensos e/ou prolongados, como dor facial ou de cabeça intensa, febre alta, inchaço ou vermelhidão ao redor dos olhos, secreção nasal espessa, persistente e amarelada ou purulenta, ou sintomas neurológicos.

Os sintomas da sinusite bacteriana incluem dor facial, dor de cabeça, congestão nasal, secreção nasal amarelada ou esverdeada, dor de dente, febre e mau hálito. Os sintomas podem ser semelhantes aos da sinusite viral, mas geralmente duram mais tempo e são mais graves.

A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.

Inalação e medicamentos são formas comuns de tratamento para sinusite. Na maioria das vezes, a doença se apresenta de modo agudo, com resolução rápida e sem necessidade do uso de antibióticos. Nesses casos, a terapia foca no combate à inflamação, que resulta no desaparecimento dos incômodos.

Independentemente do tempo de duração, a presença de pelo menos três dos sintomas/sinais a seguir podem sugerir RSA bacteriana: Secreção nasal (com predominância unilateral) e secreção purulenta na rinofaringe; Dor intensa local (com predominância unilateral);

A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

Quando a sinusite é grave?

  1. secreção nasal amarelada e purulenta;
  2. dores e sensação de peso na face;
  3. tosse e pigarro;
  4. febre acima de 39°C;
  5. edema ou vermelhidão na face;
  6. alteração visual;
  7. dor de cabeça intensa;
  8. prostração.

A sinusite crônica geralmente é noturna e aumenta de intensidade quando você deita porque a secreção escorre e irrita as vias aéreas. Ao acordar, você pode ter crise de tosse, mas ao longo do dia ela diminui de intensidade e pode até mesmo desaparecer.

A sinusite pode, sim, evoluir para pneumonia, embora isso não seja comum. A relação entre as duas condições ocorre quando a infecção se espalha dos seios paranasais para os pulmões. Isso pode acontecer se a sinusite não for tratada adequadamente ou se o sistema imunológico do indivíduo estiver enfraquecido.

No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.

Anti-inflamatórios não-esteroidais
O ibuprofeno e a nimesulida também podem ser prescritos com o intuito de tratar a inflamação das vias aéreas superiores e aliviar dores (na face, na garganta ou dores de cabeça).