O que fazer para cortar tosse alérgica?

Perguntado por: vluz3 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Antialérgicos podem ser a melhor forma de controlar a tosse alérgica, assim como as infusões medicinais. A inalação deve ser considerada diante do clima seco e poluição do ar. Ela auxilia na umidificação das vias, facilitando o muco a eliminar os agentes irritantes.

Manter a casa limpa e bem ventilada. Aumentar umidade do ar nos ambientes, usando um balde com água, toalha molhada ou umidificador – em especial no quarto, para dormir melhor. Consumir líquidos mornos e com ingredientes que ajudam a diminuir o incômodo da tosse, como chá de hortelã, mel com limão ou camomila.

Existem algumas dicas que podem te ajudar a amenizar o sintoma e descansar melhor, um cuidado fundamental para melhorar em quadros de infecções respiratórias.

  1. Cuide da umidade do ar. ...
  2. Evite agentes alérgenos. ...
  3. Aumente a ingestão de água. ...
  4. Evite comer antes de se deitar. ...
  5. Mantenha a cabeça elevada ao dormir.

Hidrate-se bastante. Manter a mucosa hidratada, além de ingerir bastante líquido para o bem do organismo como um todo, é uma excelente forma de aliviar a tosse seca e irritativa, já que esse processo evita o ressecamento e ajuda na retirada de corpos estranhos que possam se alojar no local.

Beber água ajuda a manter a hidratação, umedecer a garganta e limpar o esôfago de qualquer partícula que possa estar alojada no local, provocando a tosse. O ideal é tomar goles pequenos e intercalados, para ter acesso aos benefícios desse cuidado sem ficar muito cheio e desconfortável por conta do excesso de líquidos.

Para a tosse alérgica, o antialérgico é a melhor opção.
Os antialérgicos ou anti-histamínicos ajudam a inibir a ação da histamina, consequentemente, melhorando sintomas como tosse, espirro, etc.

A cebola ajuda a descansar melhor à noite durante os processos catarrais. Para isso, corte uma cebola ao meio, coloque as duas metades num prato e leve para a mesinha de cabeceira, onde começarão a libertar os seus aromas.

O vinagre de maçã é bem conhecido por seu poder de aliviar crises de tosse. Para fazer o xarope do produto, basta misturar ¼ de xícara de mel com ¼ de xícara de vinagre de maçã.

Entre as causas pode ser uma alergia causada pela exposição a algum elemento presente no ar.A tosse persistente é o sinal da presença de alguma doença, sendo as causas alérgicas as principais e mais comuns: a asma brônquica, a rinite alérgica e a sinusite alérgica.

O hábito de colocar compressas mornas na região do pescoço e/ou peito, pode aliviar a congestão presente na garganta devido à estimulação. Esse hábito ajuda a drenagem do muco que geralmente traz uma irritação na garganta. A forma de realizar as compressas é extremamente fácil e rápida.

O chá de camomila, muito conhecido por suas propriedades calmantes, também funciona no combate à tosse. Assim com o chá de gengibre e o chá de raiz de alcaçuz, ele tem ação anti-inflamatória, devido aos óleos de suas flores, e ajuda a lubrificar a garganta.