Quem tem glicose baixa é diabético?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 6 votos

Um paciente não diabético pode ser diagnosticado com glicose baixa quando atinge níveis de glicose menores do que 55mg/dl no sangue. Já em pacientes diabéticos, para um quadro de hipoglicemia, são necessários níveis abaixo de 70mg/dl.

A hipoglicemia reativa pode ser um sinal precoce de diabetes. Quando os níveis de açúcar no sangue de uma pessoa estão baixos, o pâncreas libera um hormônio chamado glucagon.

A hipoglicemia é a presença de níveis excepcionalmente baixos de açúcar (glicose) no sangue. A causa mais comum da hipoglicemia são os medicamentos tomados para controlar o diabetes.

Várias condições podem causar um quadro de hipoglicemia. Pacientes que pulam refeições, comem menos que o necessário, exageram no consumo de álcool, aumentam a quantidade de exercícios físicos sem mudar a dieta e que fazem o uso incorreto de determinados medicamentos podem apresentar uma crise de hipoglicemia.

O estado de normalidade da glicemia em jejum é de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Uma pessoa é classificada como pré-diabética ao medir a sua glicemia em jejum e atingir entre 100 e 125 mg/dl. Já aqueles que atingem a partir de 126 mg/dl são considerados diabéticos. Quais as principais causas?

Normalmente depois de 2 horas da ingestão de uma refeição, nas pessoas normais acontece uma rápida elevação da secreção de insulina, alcançando picos máximos após 1 hora, mas depois de 2 horas a glicose fica em valores inferior a 140 mg/dl.

Quando o paciente tem uma crise de hipoglicemia, o corpo tem reações metabólicas que geram sintomas com o objetivo de sinalizar o problema. “Tremores, tontura, sudorese, sensação de fome e enjoos, irritabilidade ou mau humor, ansiedade e dor de cabeça são sintomas comuns”, cita a profissional.

Sintomas de glicose baixa
Dor de cabeça, sensação de sono, fome, alterações de humor, são sintomas iniciais de glicose baixa. Com a redução dos níveis de glicose para faixas abaixo de 60mg/dL, os sintomas se agravam e podem causar desmaios, convulsões, coma e até a morte.

Torrada integral: é boa fonte de carboidrato, já que possui rápida digestão. Assim, podem melhorar os sintomas da hipoglicemia mais rapidamente. Além disso, por ser integral, é boa fonte de fibras, ajudando na liberação controlada da glicose no sangue.

Pais e até médicos podem subestimar e confundir os sintomas.

Corrigir a hipoglicemia
A correção da hipoglicemia deve ser feita com açúcar e não com um alimento rico em açúcar, como bolos, doces ou chocolates, pois estes contêm gordura e esta atrasa a absorção do açúcar. O que se pretende é que a absorção seja imediata. Existem também géis próprios para este efeito.

Carboidratos disponíveis fornecem energia para o organismo e estão presentes em refrigerantes, doces, pães com farinha refinada, batata, arroz branco, que são ricos em açúcares e/ou amido, mas elevam a glicose sanguínea logo após o seu consumo.