Como fazer o teste de diabetes em casa?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Formas de fazer

  1. Lavar e secar as mãos adequadamente.
  2. Colocar a fita de teste no aparelho medidor.
  3. Furar o dedo com uma lanceta apropriada ou a agulha do aparelho.
  4. Colocar a gota de sangue na fita de teste.
  5. Esperar alguns segundos e fazer a leitura no monitor do aparelho.
  6. Registrar o resultado da medição.

Para realizar o preventivo, é necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, exceto água. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  1. cansaço e falta de energia;
  2. fome frequente;
  3. perda de peso;
  4. visão embaçada;
  5. infecções frequentes;
  6. dificuldade de cicatrização;
  7. mau hálito;
  8. vontade de urinar com frequência.

Funciona assim: em vez de recorrer ao tal leitor, o usuário baixa gratuitamente o app FreeStyle LibreLink no seu telefone (disponível nos sistemas Android e iOS). Aí é só aproximar o celular do sensor – que é instalado pelo próprio paciente no braço – e ver a quantas anda as suas taxas de açúcar no sangue.

A poliúria, que é a urina em excesso ou em maiores frequências, é mais um dos sintomas da diabetes. Isso ocorre porque os rins não conseguem reabsorver toda a glicose filtrada, que é eliminada junto a uma grande quantidade de água.

Sintomas do diabetes tipo 1

  1. Dificuldade para cicatrizar ferimentos.
  2. Formigamento nos pés e nas mãos.
  3. Grande perda de peso.
  4. Sede, fome e fadiga excessivas.
  5. Urinar com frequência.

Puncionar a face lateral do dedo (nunca a polpa digital), formando a gota de sangue. Preencher totalmente o local indicado da tira reagente do monitor de glicemia com a gota de sangue. Aguardar o tempo determinado para a leitura conforme seu monitor (aproximadamente 5 segundos).

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.

Normalmente o paciente sente uma tontura do tipo sensação de cabeça leve, e sensação de flutuação. o quadro também pode vir acompanhado de zumbido, diminuição da audição, pressão nos ouvidos, irritabilidade e falta de concentração.

Para controlar a diabetes, as pessoas que possuem a doença precisam furar os dedos e testar os níveis de glicose várias vezes ao dia. Agora, pesquisadores do MIT podem ter desenvolvido um método menos invasivo, usando luz infravermelha para obter leituras de glicose sem a necessidade de picadas.

Prediabetes. Disponível em https://www.diabetes.org/diabetes/prediabetes.

Necessidade de urinar com frequência
Ir ao banheiro várias vezes ao dia e/ou à noite, estar acima do peso e ter vida sedentária são indícios para investigar a presença da diabetes, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Diabetes descontrolada
Diabetes é quando seus níveis de açúcar no sangue ficam muito altos a longo prazo. A diabetes grave pode causar uma alteração no cheiro da sua urina, deixando um odor forte e doce. O odor característico ocorre devido à presença de açúcar e cetonas na urina xixi.

A resposta curta é: depende. Como já mencionei, acordar até uma vez à noite para urinar é aceitável para a maioria dos adultos. Este é um padrão que muitos de nós seguimos, principalmente porque nosso corpo tende a produzir menos urina, mas de maior concentração, à noite.

Antes de comer, um profissional de saúde coletará uma amostra de sangue para teste. Um nível de açúcar no sangue de 100 a 125 mg/dL indica pré-diabetes. Para realizar este teste no Labi, é necessário um pedido médico.