Qual a melhor vitamina para imunidade baixa feminina?

Perguntado por: etavares . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.9 / 5 5 votos

vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio que atua na saúde dos ossos, músculos, imunidade e diversos outros sistemas.

A vitamina E é capaz de melhorar a ação do sistema imunológico, contribuindo para que os glóbulos brancos, importantes células de defesa do nosso corpo, fiquem mais ativos e eficientes no combate a microrganismos invasores.

Assim, a imunidade baixa pode ser causada por diversos fatores diferentes, sendo as causas mais comuns: doenças crônicas, como o diabetes, o HIV/AIDS e o câncer.

Remédios de farmácia para imunidade como o leucogen, oscilococcinum e imunoglucan podem estimular o sistema imunológico, aumentando a defesa contra infecções. Além disso, também existem algumas opções naturais, como os suplementos de colostro bovino, as raízes de astrágalo ou o extrato de própolis.

Laranja, limão, maçã ou abacaxi, em conjunto com couve, espinafre, agrião ou rúcula, funcionam como um verdadeiro “shot” nutritivo e contribuem para a melhora da saúde física e mental.

Além disso, fatores do dia a dia como estresse, má qualidade do sono, sedentarismo, má alimentação e tabagismo, também podem contribuir para a imunidade baixa.

Exames de sangue são indicados para avaliar o sistema imunológico. Nesses casos, além de buscar atendimento médico para um diagnóstico adequado e tratamento dos sintomas, vale a pena realizar exames para saber como está o seu sistema imunológico.

Os exames de sorologia também são comuns na avaliação da imunidade. A análise é feita a partir do líquido separado do sangue após a coagulação (soro). Com esse estudo, é possível identificar as imunoglobulinas das classes IgM e IgG, específicas para determinado antígeno que o indivíduo foi previamente exposto.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

Para saber corretamente é necessário consultar um médico e realizar exames. Desse modo, ele poderá informar corretamente quais vitaminas estão faltando, o motivo dessa falta e como repô-las corretamente.

Os multivitamínicos de Centrum contêm 30 ou 60 comprimidos revestidos por embalagem, mas também há versões econômicas com 150 e até 425 comprimidos. Já os produtos da Lavitan são comercializados em frascos de 60 ou 90 comprimidos. Ambos os fabricantes recomendam o consumo de 1 comprimido por dia.

Cada organismo reage de uma forma, dependendo de fatores como a faixa etária e o próprio sistema imunológico da pessoa. Em geral, em duas semanas após a segunda dose estaremos protegidos, pois esse é o tempo que nosso sistema leva para criar anticorpos neutralizantes, que barram a entrada do vírus nas células.