Qual a melhor posição para dormir para quem tem refluxo?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 8 de julho de 2023
4.7 / 5 12 votos

Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo. Parece que esta posição traz mais alguns benefícios tais como: facilitar o processo de digestão, melhorar a circulação sanguínea e facilitar a secreção de enzimas pancreáticas.

Erga a cabeceira da sua cama5
Deitar de costas na cama na horizontal aumenta a probabilidade de ácido ou gás ácido subir pelo esôfago. Erguer um pouco a cabeceira da cama pode ajudar a combater isso2.

Durma de barriga para cima
É uma das posições indicadas para quem tem refluxo.

Carnes magras, como frango, peixe e frutos do mar, possuem um teor de gordura mais baixo que carnes vermelhas e ajudam a reduzir os sintomas de refluxo. Procure incorporar ao seu prato essas carnes grelhadas ou cozidas, mas não fritas.

Quem tem refluxo pode beber água antes de dormir? A ingestão de água antes de dormir é contraindicada para quem sofre de refluxo gástrico. Afinal, pode ajudar a provocar aquele incômodo que as pessoas com essa condição conhecem bem.

Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago. Durante a espera, busque realizar atividades relaxantes. Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo.

O tratamento do refluxo gastroesofágico
O refluxo não pode ser curado integralmente.

Quando o refluxo é considerado grave? O refluxo é uma doença que abala a qualidade de vida. A dor, azia e desconforto podem ser consideráveis e o sono pode ser prejudicado pela tosse apneia. A presença de doenças pulmonares, como asma e pneumonias aspirativas, tornam o quadro ainda mais grave e preocupante.

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Água em jejum de manhã aumenta em 25% o metabolismo. Isso auxilia a perda calórica e a redução de peso corporal. Quem tem azia, refluxo, gastrite e demais problemas associados, necessita ingerir água em quantidade suficiente em jejum.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Café da manhã
Além de ser um calmante natural e diminuir o estresse, uma das causas do refluxo, o chá de camomila ajuda a diminuir a queimação no estômago.