Qual a melhor forma de proteger nosso patrimônio?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Uma das principais formas de proteger o patrimônio pessoal é por meio do seguro de vida. Essa modalidade não apenas permite que o titular tenha uma reserva de emergência protegida, que não é descontada no Imposto de Renda, como também oferece mais segurança para o segurado e sua família.

Confira algumas dicas para cuidar melhor daquilo que é seu:

  1. A rua é a extensão da nossa casa. Por isso, não jogue lixo no chão – guarde até encontrar uma lixeira.
  2. Não deprede o mobiliário público. ...
  3. Use o espaço público. ...
  4. Economize água e evite desperdício.

O tombamento é o instrumento de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural mais conhecido, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal.

De acordo com sua importância, em geral, deve ser preservado por representar uma riqueza cultural para a comunidade e para a humanidade. O patrimônio é a herança de um povo, que garante a preservação de sua memória e da cultura, conferindo-lhe identidade e alteridade.

A proteção do patrimônio cultural pode se dar por meio da Ação Civil Pública prevista na Lei 7.347/85, a qual rege as ações de responsabilidade por danos morais e patrimoniais causados, dentre outros, ao meio ambiente e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Existem algumas modalidades para proteger o patrimônio. São elas:

  1. Doações em vida com cláusulas específicas para cada caso, como por exemplo, usufruto, impenhorabilidade, inalienabilidade, etc.
  2. Testamento.
  3. Conta conjunta.
  4. Seguro de vida.
  5. Fundos de investimento e de previdência VGBL.
  6. Criação de empresa holding, etc.

Atualmente, a proteção do patrimônio histórico e cultural, no âmbito do ordenamento jurídico brasileiro, encontra respaldo em leis específicas, como o Decreto-Lei nº 25 de 30 de novembro de 1937 e até mesmo na Constituição Federal de 1988.

Fazem parte do ATIVO (patrimônio bruto). Exemplos de direitos: duplicatas a receber, salários a receber, aluguéis a receber, contas a receber, títulos a receber, etc. São dívidas, valores a serem pagos a terceiros (empresa ou pessoa física).

O problema é causado por ato de vandalismo ou descuido da comunidade. Danificar o patrimônio público é crime. A maioria das depredações do patrimônio publico é a falta de consciência da população em não cuidar daquilo que é seu.

Blindagem financeira e patrimonial nada mais é do que um conjunto de soluções que tem como principal objetivo proteger as finanças e o patrimônio de uma pessoa contra diversos riscos. Situações inesperadas acontecem o tempo todo e a melhor maneira de se preservar é investindo em produtos como o seguro de vida!

Segundo o Código Civil, o cônjuge sobrevivente figura entre os herdeiros necessários e concorre, em alguns casos, com os descendentes ou ascendentes do falecido. Na ausência desses, pode receber a herança toda.

O cidadão tem assegurado o direito à cultura e o dever de participar da preservação do patrimônio cultural, ocorre que sua participação através dos instrumentos constitucionalmente assegurados mostra-se inapropriado visto a necessidade da ação direta do Poder Público.