Qual a melhor farinha para a saúde?

Perguntado por: avasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Farinha de amêndoas, linhaça e mais; nutricionista Adriane Marcom lista cinco opções para incluir na sua alimentação

  • Farinha de semente de abóbora: tem muitos nutrientes, protege células do organismo e ajuda a aumentar a massa muscular. ...
  • Farinha de coco: nutritiva e com vitaminas do complexo B e C.

Farinha de amêndoa
Essa é, sem dúvida, uma das mais nutritivas: rica em fibra, vitamina E (que age contra os radicais livres) e B2, magnésio e fósforo. É uma aliada na prevenção de cânceres e diabetes. Uma dica: armazene-a com cuidado, deixando-a bem fechada para evitar que adquira sabor rançoso.

Se você é uma pessoa que não tem doença celíaca ou intolerância ao glúten, a farinha de trigo pode ser consumida sem problema algum, assim como qualquer outro alimento que contém glúten, mas com moderação, no caso da farinha branca, por se tratar de um alimento refinado e de alto índice glicêmico.

Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. Ele nada mais é do que a casca do grão de trigo e, apesar de conter glúten, é riquíssimo em fibras e pode ajudar muito.

“A menos calórica é a farinha de trigo sarraceno (335 calorias por 100 gramas), seguido da farinha de trigo (349 calorias por 100 gramas”, revela a nutricionista. Já as mais calóricas são a farinha de amêndoa (573 calorias por 100 gramas), linhaça (487 calorias por 100 gramas) e coco (429 calorias por 100 gramas).

farinha de arroz

A farinha de arroz pode substituir a farinha de trigo em qualquer tipo de receita, seja ela doce ou salgada, já que não tem sabor ou cheiro. Pode ser usada em receitas como bolos, pães e tortas.

Veja algumas opções para substituir a farinha
Fécula de batata, polvilho azedo, amido de milho.

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo. Em uma porção de 100 gramas, possui 20 gramas de carboidrato e 62 calorias.

Assim, algumas possibilidades para substituir o pão do café da manhã são:

  1. Omelete. Esta opção pode ser preparada sem gordura e é uma boa oportunidade de se agregar proteína e legumes. ...
  2. Tapioca. A tapioca contém carboidrato de baixo índice glicêmico e libera os níveis de açúcar lentamente no sangue. ...
  3. Panquecas. ...
  4. Cereais.

Davis: A eliminação do trigo da dieta está associada à cura de algumas doenças, como intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2, asma, refluxo, síndrome do intestino irritável e exantemas. Alguns pacientes relataram aumento de energia e melhora na qualidade do sono.

Farinha de banana verde, farinha de maracujá, farinha de berinjela, farinha de chia, farinha de feijão branco, farinha de laranja, farinha de linhaça dourada, farinha de maracujá e psyllium.

A aveia é uma excelente fonte de fibras solúveis, principalmente o farelo de aveia, que tem mais fibras que os grãos e muito mais que a farinha. Apesar dessas fibras serem muito benéficas para a saúde, não são as mais indicadas para soltar o intestino.

Existem vários tratamentos naturais que podem ajudar a limpar o intestino de fezes acumuladas. Além de aumentar a ingestão de fibras e água, é possível utilizar probióticos, fazer exercícios físicos regulares e consumir ervas laxantes suaves como a cáscara sagrada e a sene.

1. Farinha de amêndoas. Essa é a farinha low carb mais popular. Ela é isenta de glúten, além de ser uma fonte de fibras que aumenta a saciedade e controla a glicemia.

A farinha de linhaça é um alimento nutritivo e poderoso na queima de gordura. Isso porque a fonte dessa farinha, no caso a linhaça, além de ser um alimento funcional, é repleto de vitaminas e minerais.