Pode substituir flocão de milho por fubá?

Perguntado por: alima . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 8 votos

O flocão de milho é um ingrediente muito utilizado em receitas típicas do Nordeste brasileiro, como o cuscuz, e vários tipos de farofas e bolo. Contudo, ele também pode ser utilizado no lugar no fubá para o preparo de uma receita de polenta diferente e deliciosa.

Farinha de milho flocada: em seu processo de produção, essa farinha de milho é hidratada, triturada e depois torrada. Assim, o resultado são flocos espessos sequinhos, que conhecemos também pelo nome de farinha de biju. Fubá: é um produto de grãos médios, na qual o milho degerminado é moído.

Arroz, Batata, Tapioca ou Amido Kuzu
Se você tem arroz, batata, kuzu ou até mesmo fécula de tapioca por aí, você pode usar no lugar da farinha de milho.

O cuscuz é uma receita brasileira feita a partir da farinha de milho flocada, ao contrário do fubá que é a farinha em si. O fubá não é comumente usado para a produção de cuscuz, porém, algumas receitas levam esse ingrediente.

O flocão não é considerado o mesmo produto que a farinha de milho. Isso porque ele passa por um processo de laminação e de pré-cozimento, e depois disso, seus flocos são separados entre os grandes e os pequenos.

Além de ser usado como cereal matinal, os flocos triturados podem substituir as migalhas de pão nas receitas e podem ser incorporados em muitos pratos confeccionados. Os flocos de milho consumidos com uma tigela de leite, nozes e frutas, são considerados um dos cereais de pequeno-almoço mais saudáveis ​​e nutritivos.

Se você colocar água demais, o cuscuz vai ficar com cara de mingau. E se colocar água de menos, ele fica duro e seco.

O flocão tem definição própria
Enquanto o fubá e a farinha de milho são considerados a mesma coisa pela Anvisa, esse órgão atribui uma definição exclusiva para a farinha de milho flocada, também chamada de flocos de milho pré-cozidos.

Você pode substituir a farinha de milho por farinha de mandioca.

Para que serve o flocão? A versatilidade é um ponto forte do flocão de milho. Ele pode ser preparado em refeições para café da manhã, lanche e jantar. O ingrediente é muito conhecido pelo preparo do cuscuz, mas também faz parte de receitas de bolos, farofas, petiscos e até frango empanado.

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

É um alimento que oferece muitos nutrientes, incluindo minerais e vitaminas, com um valor equilibrado de calorias (170 kcal em uma porção de 50 gramas).

Veja abaixo os principais benefícios do cuscuz nordestino:

  1. Fonte útil de selênio. ...
  2. Rico em Vitamina B1. ...
  3. Rico em Vitamina E. ...
  4. Fonte de proteína vegetal. ...
  5. Fonte de fibras. ...
  6. Uma alternativa mais saudável ao arroz branco. ...
  7. Uma refeição rápida e saudável.