Qual a diferença de flocão de milho para farinha de milho?

Perguntado por: ahernandes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Qual a diferença entre flocão de milho e farinha? O flocão não é considerado o mesmo produto que a farinha de milho. Isso porque ele passa por um processo de laminação e de pré-cozimento, e depois disso, seus flocos são separados entre os grandes e os pequenos.

A única diferença é que o primeiro é mais espesso e o segundo mais fino (e, portanto, absorve mais água na hora do cozimento). O flocão, por outro lado, passa por um processo de fabricação distinto. Nele, os grãos de milho precisam passar por uma etapa chamada degerminação.

Farinha de milho (ou farinha de polenta)

Para que serve o flocão? A versatilidade é um ponto forte do flocão de milho. Ele pode ser preparado em refeições para café da manhã, lanche e jantar. O ingrediente é muito conhecido pelo preparo do cuscuz, mas também faz parte de receitas de bolos, farofas, petiscos e até frango empanado.

Os pedaços pequenos de milho que ficam após este processo são prensados em moinhos de rolo liso, onde cada pedaço vira um floco. “A partir daí a gente faz o flocão, que quando cozido vira um cuscuz mais macio, e o floquinho, que ao cozinhar deixa o cuscuz mais duro, já que tem mais pó”, explica Ângela.

O flocão tem definição própria
Enquanto o fubá e a farinha de milho são considerados a mesma coisa pela Anvisa, esse órgão atribui uma definição exclusiva para a farinha de milho flocada, também chamada de flocos de milho pré-cozidos.

Para não ter erro na hora de comprar a farinha, procure no supermercado por farinha de milho flocão, ou farinha de milho para cuscuz nordestino. Não confunda com a farinha de milho amarela flocada (utilizada para fazer o cuscuz paulista e farofas).

Você pode substituir a farinha de milho por farinha de mandioca.

O flocão é o resultado de um processo de moagem, laminação e pré-cozimento dos grãos, o que torna o produto final em uma opção macia, saborosa e versátil para quem quer aproveitar os benefícios do milho na alimentação.

Versáteis, os flocos de milho podem ser usados tanto no preparo de receitas doces quanto salgadas. Dá para fazer petiscos, café da manhã, bolos, tortas e até mesmo uma refeição principal. Para ficar por dentro da variedade de pratos, veja a lista abaixo!

Fubá ou farinha de milho média (em inglês: cornmeal e em francês: semoule de maïs fine) é uma farinha obtida pela moagem do grão de milho amarelo e degerminado.

Mais grossa que o fubá, a farinha de milho é um alimento acessível que pode ser utilizado em diversas receitas de pães, bolos, farofa e cuscuz, entre uma infinidade de preparações cheias de sabor e um colorido mais vivo.

A farinha de milho é sem glúten, mas isso não significa que não contenha muitas outras propriedades. Alguns deles poderiam ser minerais tais como fósforo ou ferro, hidratos de carbono, e vitaminas A, B e E. É também rica em fibras, o que significa que é muito boa para uma dieta variada e equilibrada.

Listas de Melhores Marcas de Flocão de Milho Não Transgênico para seu Cuscuz

  • Flocão Puro Milho Não Transgênico – Copirecê ...
  • Flocos de Milho Sem Glúten Não Transgênico 500g – Mano Velho. ...
  • Flocos De Milho Orgânico, Não Transgênico 500g – Mano Velho. ...
  • Flocão De Milho Natural Sem Glúten Não Transgênico 500g – Nova Canaã