Qual a maneira correta de tomar ácido fólico?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ácido Fólico deve ser ingerido com água ou um pouco de líquido. O tratamento da deficiência de Ácido Fólico deve ser acompanhado por uma dieta de suplementação alimentar equilibrada. A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia, ou a critério médico.

Orienta-se que a ingestão seja realizada uma hora antes das refeições (5). Assim a prescrição deve ser sulfato ferroso, 40 mg, 1 comprimido, via oral, 1 hora antes do almoço. A suplementação de ácido fólico na gestação faz parte da estratégia para prevenção da anemia do Programa Nacional de Suplementação de Ferro².

A orientação é que se tome o ácido fólico 1 hora antes das refeições, preferencialmente antes do almoço. Caso a mulher não se sita bem por algum motivo não está impedida de tomar em outros horários, importante é não deixar de tomar.

A dose para suplementação do acido fólico é de 400 µg (0,4 mg) diariamente. Sua forma natural, o folato, é encontrada em vegetais de folha verde escura, como couve, brócolis e espinafre, porém ele é mal absorvido pelo organismo. Dessa forma, a forma sintética é a alternativa mais eficaz e prática para a mulher.

A dose recomendada é de 400 mcg/dia nas gestações de baixo risco para esses defeitos e doses elevadas de 4000 a 5000 mcg/dia em situações de alto risco. Devido à indisponibilidade do ácido fólico na dose de 400 mcg no SUS, têm sido prescritas doses elevadas para todas as gestantes.

Embora ficar tomando ácido fólico não ajude a engravidar rápido, é inegável que essa vitamina tem uma participação crucial no desenvolvimento dos fetos. O seu principal papel é o de auxiliar no fechamento do tubo neural, uma estrutura indispensável para a saúde do sistema nervoso.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

O que acontece se não tomar o ácido fólico
A falta de folato nas quatro primeiras semanas de gravidez compromete o fechamento do tubo neural, ocasionando consequências seríssimas ao bebê, como: Espinha bífida. Paralisias. Lesão de nervos.

O ácido fólico é um medicamento bem tolerado, apresentando baixa incidência de efeitos colaterais. Raramente podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, tais como náuseas, distensão abdominal (inchaço), flatulência (gases) e reações alérgicas, tais como eritema (vermelhidão), prurido(coceira) e/ou urticária(ardência).

A dose recomendada é de 1 comprimido ao dia, ou a critério médico.

Auxilia no fortalecimento capilar, já que o ácido fólico promove a formação de novas células; Por estimular a renovação celular, também contribui para o rejuvenescimento dos fios; Ajuda no controle da oleosidade, contribuindo para fios mais saudáveis e macios.

Portanto, nunca se deve tomar ácido fólico por conta própria, devendo-se sempre fazer exames de sangue antes e procurar orientação médica para sua reposição.

O medicamento AFOLIC 5 mg deve ser ingerido uma vez ao dia – 1 comprimido a cada 24 horas (dose diária de 5 mg de ácido fólico). Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a inefetividade do medicamento ou mesmo promover danos à saúde.