Qual a maneira correta de beber cerveja?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para servi-la de maneira correta, incline um pouco o copo, verta a cerveja com lentidão sobre o bordo, sem formar espuma. Com o copo meio cheio, endireite-o bruscamente e afaste-o de forma progressiva da garrafa, lata ou torneira.

Para não desperdiçar cerveja nem oportunidade, o ideal é manter as mais refrescantes, do tipo lager, entre 3° e 4°C. Se forem frutadas ou de trigo, mantenha entre 3° a 5°C; adocicadas como a Strong Golden Ale ou amargas como a American IPA, ou a escura Dunkel, devem chegar à mesa entre os 5° e 7°C.

Confira abaixo!

  1. Forre o estômago com alimentos digestivos.
  2. Evite misturar bebidas alcoólicas.
  3. Evite cafeína e capriche na hidratação.
  4. Hidrate-se: tome bastante água antes, durante e depois da ingestão de álcool.
  5. Tome um suplemento alimentar pré-drink para repor vitaminas.

A dica de ouro é sempre prestar atenção ao volume de álcool ingerido, para evitar abusos, e lembrar de se hidratar antes, durante e após o consumo de bebidas alcoólicas. No dia seguinte, a nutricionista recomenda o consumo de alimentos leves e nutritivos, como frutas, verduras e legumes, além de muito repouso.

350 ml

A água é parceira de quem gosta de ingerir bebida alcoólica. A conta é simples: a cada 350 ml (uma lata de cerveja), a pessoa deve beber 100 ml de água pura. Ou seja, se beber quatro latas, beba 400 ml de água.

Por meio da espuma na cerveja é possível identificar fatores sensoriais da bebida, como temperatura, qualidade e até entender sobre a conservação da bebida. Além disso, é uma proteção para a cerveja, pois impede a sua oxidação.

Água é mais de 90% da matéria prima da bebida.
Em uma grande cervejaria usa-se, em média, de 3 a 4 litros para cada litro da bebida produzido. Nas menores, pode chegar a 10. Há cerca de 10 ou 15 anos uma grande cervejaria costumava usar de 5 a 6 litros de água para cada litro de cerveja produzida.

Chá de boldo e afins
São várias as ervas que atuam no fígado e ajudam a eliminação do álcool pela urina. “As folhas de hortelã e do boldo estimulam a eliminação das toxinas no tecido hepático.

Alguns estudos [1,2] mostram que tomar de chá de ginseng vermelho ou chá de gengibre com tangerina e açúcar mascavo, antes de começar a beber, pode ajudar a diminuir a quantidade de álcool que chega na corrente sanguínea, prevenindo a ressaca ou diminuir os sintomas de náuseas e mal estar que podem ocorrer quando se ...

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

Cervejas puro malte costumam engordar menos
Nutricionistas afirmam que as cervejas "puro malte", feitas apenas com água, malte e lúpulo, são as mais indicadas por terem um menor impacto em relação à dieta, diferentemente das cervejas de trigo, por exemplo, que apresentam mais calorias.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

É que as bebidas alcoólicas causam um efeito inflamatório no nosso organismo. Na prática, quando bebemos, nosso corpo passa por um processo inflamatório interno e na pele, que é vista como um “espelho” do nosso organismo. É por isso que temos a sensação de que o drink e a cerveja incha o rosto.

Para o médico, homens devem se limitar a consumir até 30g de álcool puro por dia e mulheres, 20g. Pensando no consumo de bebidas alcoólicas durante um jogo do Brasil, isso daria: homens: 3 latas de cerveja ou 2 taças de vinho; mulheres e idosos: 2 latas de cerveja ou 1 taça de vinho por dia.