Qual a maior etnia dos EUA?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Brancos (não-hispânicos) - 69,1% Hispânicos (de qualquer raça)- 12,5% Afro-americanos - 12,3% Nativos americanos - 0,9%

Os Estados Unidos têm uma população muito diversificada: 31 grupos étnicos têm mais de um milhão de membros. Os americanos brancos são o maior grupo racial; descendentes de alemães, irlandeses e ingleses constituem três dos quatro principais grupos étnicos do país.

Composição étnica
Três grandes grupos formam a população sul-americana: indígenas, brancos (principalmente espanhóis e portugueses) e africanos, com forte mestiçagem.

São 62,5 milhões, 19% da população dos Estados Unidos, a maior das minorias. E em 2020 geraram US$ 2,8 trilhões. Atualmente, um em cada cinco americanos é de origem latina, segundo o Censo dos Estados Unidos.

Os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo são os únicos estados do país onde a população branca é maioria em todas as regiões superando os 50%.

Os Estados Unidos têm uma população muito diversificada: trinta e um grupos étnicos têm mais de um milhão de membros. Os estadunidenses brancos são o maior grupo racial; descendentes de alemães, irlandeses e ingleses constituem três dos quatro principais grupos étnicos do país.

Acredita-se que os primeiros habitantes da América tenham vindo da Ásia, pelo estreito de Bering. Mas registros fósseis mostram que os americanos mais antigos lembram africanos, não asiáticos.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

A ancestralidade europeia predomina na população brasileira como um todo, em todas as regiões do Brasil, de acordo com a grande maioria de todos os estudos autossômicos realizados cobrindo toda a população, representando de 62% a 77% da ancestralidade da população brasileira.

Oficialmente, brasileiros não são considerados “hispânicos ou latinos” nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso Americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: “americanos de origem ou descendência espanhola”.

De forma geral, os países considerados latinos são aqueles colonizados por metrópoles europeias e que falam línguas neolatinas, como o português, o espanhol e o italiano.