O que substitui as verduras?

Perguntado por: otaveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Um exemplo de prato saudável sem verduras deve ter legumes cozidos no vapor, com ervas e um pouquinho de semente de gergelim salpicada por cima; um pedaço de proteína (frango ou filé de peixe), acompanhado de uma colher de arroz integral ou quinoa com legumes ou de purê de batata baroa.

De acordo com a especialista, não existe nenhuma maneira de ter uma alimentação saudável sem ingerir os alimentos naturais. “Existem as frutas, que em algumas vitaminas tem em mesma proporção que alguns legumes, mas isso não quer dizer que você não precise comer as verduras e legumes”, diz ela.

Arroz, integral, quinoa, amaranto e chia são bons substitutos para almoço ou jantar. Não se esqueça de acrescentar uma leguminosa para aumentar ainda mais a ingestão sem acrescentar calorias vazias. Neste caso, aposte em feijões, lentilha, ervilha fresca, grão-de-bico e soja”, explica o nutricionista Fábio Bicalho.

Quem quer perder peso sem comer salada pode investir em outras fontes de fibra, como grãos integrais e leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha e soja. As fibras provocam sensação de saciedade e ajudam a controlar a flora intestinal, afastando a possibilidade de inchaço na região abdominal.

Agrião

Agrião é eleito o vegetal mais saudável de todos por estudo do governo americano; entenda.

E quanto à ideia de trocá-los por frutas? Embora forneçam fibras, vitaminas e carboidratos, elas não podem substituir a porção recomendada de legumes e vegetais. “O interessante deles em relação às frutas é que há todas as vitaminas, minerais, fibras, mas não há açúcares”, explica a especialista.

Legumes são os vegetais em que o que se come não são as folhas (exemplos: couve-flor, brócolis ou tomates). Costuma-se chamar de verduras os vegetais cuja parte comestível é folhosa (exemplos: alface, agrião e rúcula). Variedades de legumes e verduras: - Bagas: beringeja, pimentão e tomate.

Para otimizar o consumo, a dica é combinar verduras ou legumes mais populares com outros não tão saborosos. Por exemplo, se gosta apenas de salada de alface, acrescente folhas de escarola ou rúcula. Isso suaviza o gosto de alimentos que são menos conhecidos ou mais fortes.

7 dicas para conseguir comer mais legumes e verduras

  1. Persistir, não desistir. ...
  2. Variar as receitas. ...
  3. Iniciar com pequenas quantidades. ...
  4. Misturar com alimentos de que se gosta. ...
  5. Fazer pratos bonitos. ...
  6. Colocar ervas aromáticas. ...
  7. Evitar o excesso de alimentos doces e gordurosos.

Folhosas: acelga, agrião, alface, almeirão, bertalha, cheiro verde, chicória, couve, couve-de-Bruxelas, couve chinesa, endívia, espinafre, mostarda, repolho, rúcula, taioba. Frutos verdes: abobrinha, berinjela, chuchu, ervilha, feijão-vagem, jiló, maxixe, milho, pepino, pimentão, quiabo.

Saladas são ricas em vitaminas e nutrientes. Portanto, não há problema nenhum em consumi-las todos os dias. Inclusive, comer saladas diariamente é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida e garantir o bom funcionamento do organismo.

"As saladas são importantes no cardápio diário, não somente para quem quer perder peso, pois proporcionam uma alimentação leve, nutritiva e saudável. As folhas e vegetais são alimentos ricos em fibras, que contribuem para o bom funcionamento do intestino", explica.

agrião

O vegetal que ocupa o topo da lista é o agrião, que possui nutrientes como vitamina C, vitamina K, cálcio e potássio. Ele também contém proteínas, fibras, carboidratos e lipídios.

limão

Um estudo recente conduzido pela Universidade de Nova Jersey, nos Estados Unidos, trouxe à tona uma descoberta surpreendente: o limão foi eleito como a fruta mais saudável do mundo.

Agrião. Em primeiro lugar, considerado o alimento mais saudável de todos, o agrião se destaca pela sua riqueza nutritiva.