Como fazer um relatório de uma aula prática?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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Para instruir os seus alunos a elaborarem um relatório de aula prática de qualidade, alguns pontos principais devem ser levados em consideração, tais como: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussão, conclusão e bibliografia.

Descreva o que foi feito, de maneira simples e direta. Foque em mostrar o que foi feito, quando, como; Conclusão: Pronto, agora que você já apresentou do que se trata, para que serve e o que foi feito, é só concluir. Nessa etapa você expõe os resultados alcançados com as atividades realizadas.

Inicie o texto com uma apresentação sobre o autor, tema, atividade realizada e objetivo do relatório. Apresente as referências que influenciaram tanto a atividade prática quanto a produção do relatório. Nos casos de relatórios críticos, pode-se apontar quais teorias e conceitos embasaram o posicionamento do autor.

O relatório escolar funciona como um documento de desempenho do aluno na escola. Ele é descritivo e o professor narra como cada aluno está dentro da sala de aula. Dessa forma, o relatório escolar é individual e apenas os professores, coordenadores da escola e a família da criança têm acesso a ele.

Como desenvolver um relatório escolar?

  1. Estruture um roteiro para orientar os professores. ...
  2. Faça reuniões e discuta se as orientações foram claras o suficiente. ...
  3. Revise os relatórios dos educadores. ...
  4. Capacite os professores.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, atraindo o interesse do leitor para o assunto que será abordado. Para criar uma introdução eficiente, é importante levar em consideração o público-alvo do texto, o objetivo do conteúdo e o tipo de texto que está sendo escrito.

Então, o relatório pode conter detalhes sobre:

  1. o desenvolvimento motor da criança;
  2. a participação do aluno nas aulas;
  3. a interação com os colegas;
  4. quais os interesses que o jovem demonstra;
  5. quais são seus traços comportamentais, entre outros temas.

Ao finalizar um relatório, sinalize a continuidade do processo, pois, após todo o período que o estudante esteve em sua sala com certeza você poderá contribuir e muito para a continuidade do processo de aprendizagem como um todo.

A aula prática é considerada uma prática pedagógica facilitadora do processo de ensino- aprendizagem na educação profissional pois, através da experimentação, o estudante é capaz de aliar a teoria com a prática, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula.

Relatório escolar é um documento que fornece uma visão integral do aluno por meio de informações mais ricas do que as de um boletim. Há diferentes tipos de relatórios, mas em geral eles abordam questões sobre a aprendizagem e o comportamento.

Um relatório simples apresenta um relato simples de uma atividade, como o relatório de uma visita de estudo. Um relatório complexo é mais detalhado e requer mais exigência na sua elaboração, como um relatório de estágio.

O relatório é um tipo de texto que tem o intuito de relatar sobre algo, seja uma visita ao museu ou o percurso realizado para fazer um estágio e uma pesquisa. Trata-se de uma redação técnica com linguagem formal, que esteja de acordo com as normas gramaticais da língua.