O que é um relatório individual do aluno?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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O que é um relatório individual de aluno? Trata-se de um documento que deve ser realizado bimestralmente ou, no máximo, semestralmente, de acordo com o indicado pela escola. O relatório individual de aluno descreve a evolução do estudante do ensino infantil ou fundamental.

Como iniciar um relatório individual do aluno? NOME DO(A) ALUNO(A), NASCIDO(A) EM XX/XX/XXXX, SÉRIE/ANO CICLO. Encontra-se no processo de alfabetização com muitas dificuldades mesmo com adaptação do currículo na leitura e escrita.

O relatório individual deve conter as informações mais importantes sobre o desenvolvimento do pequeno em todos os âmbitos: acadêmico, social, emocional, interpessoal, etc.

Então, o relatório pode conter detalhes sobre:

  1. o desenvolvimento motor da criança;
  2. a participação do aluno nas aulas;
  3. a interação com os colegas;
  4. quais os interesses que o jovem demonstra;
  5. quais são seus traços comportamentais, entre outros temas.

Ao escrever o primeiro relatório de avaliação no começo do ano, partimos das observações iniciais sobre a criança. A partir das fases seguintes, procure dar continuidade aos relatórios das fases/bimestres anteriores, procurando sempre valorizar o que o aluno já aprendeu.

Descreva o que foi feito, de maneira simples e direta. Foque em mostrar o que foi feito, quando, como; Conclusão: Pronto, agora que você já apresentou do que se trata, para que serve e o que foi feito, é só concluir. Nessa etapa você expõe os resultados alcançados com as atividades realizadas.

Como fazer um relatório simples e eficiente?

  1. Identifique o objetivo do relatório.
  2. Colete os dados.
  3. Analise os dados.
  4. Crie o relatório.
  5. Apresente as conclusões.

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Veja alguns termos para usar no lugar deles:

  • “portanto”;
  • “em virtude de”;
  • “logo”;
  • “dessa maneira”;
  • “com base no que foi apresentado”;
  • “por isso”.

Ao finalizar um relatório, sinalize a continuidade do processo, pois, após todo o período que o estudante esteve em sua sala com certeza você poderá contribuir e muito para a continuidade do processo de aprendizagem como um todo.

Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc.