Qual a origem do caldo de sururu?

Perguntado por: lsilveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 19 votos

O mexilhão que é bastante típico na costa nordestina do Brasil e também conhecido como Sururu, é o ingrediente principal para receitas tradicionais de Alagoas, como o Caldo de Sururu ou a Moqueca de Sururu.

Primórdios do sururu
A mais antiga citação em jornais do nome sururu foi encontrada por esta pesquisa no periódico maranhense A Bandurra, de 1828. Sururu seria a prática de vadios “que com pregos e conchas de sururu rapam (para enganar a fome) a lambédine das caixas do açúcar no Terreiro do Paço em Lisboa”.

Um dos ícones da identidade alagoana, o sururu é um molusco encontrado em abundância no estado e que tem um grande consumo, sendo referência na culinária do estado. Em 2014, ele foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Estadual da Cultura como Patrimônio Imaterial de Alagoas.

O Sururu, de Maceió-AL, é um prato típico registrado por sua importância gastronômica. Descrição: O sururu, molusco bivalve pertencente à família dos Mytilcidas, é parte da composição da paisagem alagoana.

O sururu é amplamente consumido no Nordeste brasileiro, principalmente em Alago- as, predominantemente encontrado no Com- plexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM).

O molusco é rico em proteínas de alta qualidade, que têm a função de formação e recuperação dos tecidos, é de fácil digestão e tem baixo teor de gordura em relação a outros animais. No entanto, estes benefícios estão sendo prejudicados com a poluição do meio ambiente e o mau manejo do produto.

Vongoles são estas conchas gordinhas, muito consumidas também na Itália. Enquanto Sururu são estas conchas mais achatadinhas que são bastante populares no Nordeste do Brasil.

Identificação e denominação do sururu (Mytella sp.)

O que é Mexilhão-das-pedras:
Nome popular de um molusco marinho,o mesmo que sururu.

Sururu é um marisco, que quando dentro da concha – o capote – parece com a casca de um bicho. Retirado da lama preta das lagoas, numa lata, o marisco é caprichoso, só se reproduz se o nível de salinidade for o ideal.

São animais carnívoros, alimentando-se principalmente de peixes e crustáceos.

Tenho Sururu de Ótima Qualidade e Preço Baixo. Faço Entrega em Todo o Nordeste Para Encomendas a Partir de 1.000/Kilos!

mole protegido por duas conchas que se fecham) do. grupo dos moluscos que vive (também) em regiões de. mangue.

O sururu é um molusco bivalve, ou seja, apresentam duas valvas articuladas entre si (Ribeiro-Costa e Marroni, 2002).

Um ótimo exemplo disso é o sururu - um molusco bivalve, ou seja, que é envolvido por duas conchas, muito comum na costa nordeste do país. Encontrado em manguezais, o sururu é amplamente consumido na região em diferentes pratos, desde o mais popular caldinho até uma moqueca.

O camarão, com casca, o sururu e o maçunim podem ser encontrados a partir de R$ 20, o quilo.