Quais as principais etnias?

Perguntado por: rdavila . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 6 votos

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus.

ETNIAS NO BRASIL (COR OU RAÇA)

  • pardos: 43,1%*
  • brancos: 47,7%*
  • negros: 7,6%**
  • indígenas: 0,4%*
  • amarelos: 1,1%*

Podemos classificar enquanto etnias do mundo: os árabes, os judeus, os hans (originários da China) e os guaranis, assim como grupos menores com características culturais bem próximas de seus vizinhos, como as centenas de etnias africanas. Veja também o significado de estereótipo.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

Brasil registra 274 línguas indígenas diferentes faladas por 305 etnias.

O grupo étnico Han (汉) é o maior, representando 92% da população total, cerca de 1,1 bilhão. Isso faz deles a etnia mais populosa do planeta.

Etnia, do grego ethnis, significa povo. Esse termo se refere a um grupo de pessoas que apresenta vários elementos em comum, tais como a cultura, língua, história, valores, semelhanças físicas, entre outros.

Se você já se perguntou qual é sua origem étnica, você pode descobrir fazendo um teste de DNA do MyHeritage. Seus resultados incluirão uma estimativa de etnia: um detalhamento baseado em porcentagem de suas origens étnicas, conforme indicado por seus resultados de DNA.

A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.

O termo etnia diz respeito a um povo ou nação e tem a sua origem no grego ethnikos, adjetivo de ethos. Mais concretamente, o conceito de etnia diz respeito a um grupo de pessoas com origens, interesses e experiências comuns e entre as quais existem níveis de solidariedade e identificação.

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Apesar de não ser um consenso, a raça é tida como um conceito complexo de fator biológico — que já foi abandonado por muitos — enquanto a etnia é considerada algo sociológico ligado aos costumes e tradições de um povo.

Conheça agora 5 raças de cães mais conhecidas no Brasil

  1. Vira-latas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest de São Paulo, os cães SRD (sem raça definida) estão entre os favoritos para os brasileiros e são os mais presentes nos lares. ...
  2. Poodle. ...
  3. Pinscher. ...
  4. Labrador. ...
  5. Shih Tzu.

Como se classifica a cor da pele? No Brasil, a classificação da cor da pele é baseada em uma categorização amplamente utilizada que reconhece as seguintes categorias: branca, preta, parda, amarela e indígena. Essas categorias são definidas com base na aparência física e na autoidentificação racial dos indivíduos.