Qual a letra do colesterol ruim?

Perguntado por: ebelem . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

O outro tipo, LDL, é conhecido como colesterol “ruim”. Isso porque quando os níveis estão altos, essa gordura é levada para as paredes das artérias, o que estreita os vasos sanguíneos.

Os níveis adequados do colesterol LDL em pessoas saudáveis deverão estar abaixo dos 130 mg/dL sangue e para as pessoas que apresentam algum quadro de risco os níveis não deverão ultrapassar os 70 mg/dL.

Para a maioria das pessoas, o ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 130 mg/dl. Lipoproteínas de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom” - ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quanto mais elevados os níveis de HDL, menores são os riscos de desenvolver uma doença cardíaca.

Os níveis abaixo devem ser observados pelo seu médico para iniciar o tratamento: Nível de colesterol total acima de 200 mg/dl; Nível de colesterol ruim (LDL) superior a 120 mg/dl; Nível de colesterol saudável (HDL) inferior a 35 mg/dl.

Ou seja, comparado a níveis de HDL entre 40-60 mg/dL, aqueles com valores mais baixos (≤30 mg/dL) ou mais elevados (>80 mg/dL) apresentaram risco significativamente maior de morte cardiovascular e morte por todas as causas.

Os índices de LDL, por sua vez, variam conforme o grau de risco da pessoa: risco baixo: inferior a 130mg/dL; risco intermediário: inferior a 100mg/dL; risco alto: inferior a 70mg/dL.

Níveis de LDL colesterol
100 mg/dL a 129 mg/dL: Próximo ou acima do valor ótimo; 130 mg/dL a 159 mg/dL: Limítrofe; 160 mg/dL a 189 mg/dL: Alto; 190 mg/dL ou superior: Muito alto.

Valores normais para adultos > 20 anos (mg/dL)

  • Colesterol LDL: <130 a <50*;
  • Colesterol HDL: >40.
  • Colesterol Total: <190.
  • Colesterol não-HDL: <160 a <80*

Os valores de HDL, ou seja, do bom colesterol, devem estar acima de 40 mg/dl de sangue. Este valor de referência serve tanto para homens quanto para mulheres. Já o colesterol de baixa densidade — o LDL ou “mau” colesterol — não deve ultrapassar o limite de 130 mg/dl.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

O colesterol LDL, conjunto de lipoproteínas de baixa densidade, é o considerado colesterol ruim. Ele é perigoso porque pode se depositar nas paredes das artérias, formando placas de gordura.

A LDL é o chamado “colesterol ruim” porque está associada com o maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. “O ideal é que sua taxa sanguínea fique abaixo de 130 mg/dl”, afirma a especialista. A HDL é o “colesterol bom”, que ajuda a remover o excesso de colesterol do corpo, favorecendo sua excreção.

Níveis elevados de HDL costumam estar relacionados a menor risco cardiovascular; contudo, altos níveis de HDL colesterol decorrentes de algumas doenças genéticas podem não proteger de doença cardiovascular, provavelmente em razão das alterações metabólicas e lipídicas concomitantes.

Valores de colesterol HDL e LDL
Entre 101 e 130 mg/dL: normal. Entre 131 e 160 mg/dL: normal/alto. Entre 161 e 190 mg/dL: alto. Maior que 190 mg/dL: muito alto.

Quando você lê seu exame de colesterol ruim (LDL), lá está escrito que o valor de referência é abaixo de 130 mg/dL4. Porém, ao ler as letrinhas pequenas, você verá que esse valor se aplica apenas a pessoas de baixo risco cardiovascular4.

A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias. Dessa forma, quanto mais alto LDL-colesterol, ou seja, o colesterol carregado pelas LDL, e mais baixo o HDL-colesterol (aquele carregado pelas HDL) maior será o risco de doenças cardiovasculares, o contrário com raríssimas exceções também é verdade.